O Ser Humano e a Marca
A relação do ser humano com o consumo é algo natural como cita Barili (1997) : “o homem de fato, nasceu consumidor. No início de sua formação antrópica,consumia para sobreviver, depois para viver e, finalmente, Também por prazer.”
O prazer se constrói ao longo do tempo através de uma relação natural tradicional, como ligação a marca e não ao produto em si; é nesta questão que está ligada a tradição ao real poder da marca.
“As aglomerações humanas se comunicam entre si e dão origem aos produtos e aos consumos regionais. Até chegar aos de maior sucesso, que conquistam países inteiros.” essa visão de Barili (1997) está relacionada aos princípios da formação de uma marca, por meio da comunicação do seu produto em escalas diferenciadas, algo que leva tempo para ser consolidada.
As marcas sugerem a um estilo único que revela uma identidade, que não deve ser quebrada simplesmente pela busca desenfreada de inovação, seja de publico alvo, de ramo ou até mesmo de nome.
A consequência disso é que o mundo, de maneira bem simples, se tornou menor. Ansiosas por lucrar sobre a eficiência e o poder que podem resultar da operação em escala global, muitas empresas estão lutando para construir marcas globais. (IACOBUCCI, 2001)
As marcas trazem junto a sua identidade, as de quem as vestem, as comem, as utilizam, somos seguidores de marcas e nem nos damos conta disso. “Segundo a P&G, uma marca global é, por definição, uma marca que possui uma única posição em todo o mundo. (IACOBUCCI 2001 P.81). Isso acaba interferindo e até mesmo quebrando essa relação de identidade com a marca..
A marca juntamente com a informação está se tornando cada vez mais presente na vida dos brasileiros onde a principal influência é no ramo de insumos básicos, onde os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes,onde o preço deixa de ser um fator relevante na compra como exemplifica Carlos (2009) "Não se trata de simplesmente ir aumentando o preço e pronto. Isso é errado. Antes, é preciso consolidar a marca, reforçando a ideia de que ela é diferente, o que demanda tempo e muito trabalho".
Quando compramos algo, compramos a marca que nos traz maior confiabilidade, como por exemplo do NESCAFÉ₢ para cafés solúveis, e agora imagine, se de uma hora para outra o nome desse café desaparece do mapa, dando lugar a um outro nome. Isso acarretaria no seu esquecimento e até mesmo em sua falência. O que podemos perceber é a variação de tipos de produtos dentro de uma mesma marca.