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4 de fevereiro de 2013

Motivação: o Que é? e o que não é?


A motivação pode ser definida como a disposição  de exercitar um nível persistente e elevado de esforço na direção de metas  organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer  certa necessidade individual.

Para qualquer área da organização, a motivação da equipe é fundamental para o bom andamento do trabalho. Para os vendedores, os aspectos motivacionais são imprescindíveis para mantê-los atuantes no mercado.

A motivação pode estar relacionada à auto-realização em uma tarefa, reconhecimento pela realização, interesse na tarefa, responsabilidade por tarefas superiores, crescimento profissional e promoção ao nível superior de atribuições.

O que, realmente, torna as pessoas interessadas e motivadas no trabalho é a possibilidade de fazerem alguma coisa que elas consideram valer a pena fazer. O que as torna infelizes é a maneira como são tratadas.
O profissional de vendas necessita ser estimulado para poder manter seu ritmo e rendimento no trabalho, pois, dentre os contatos que ele realiza, grande parte não gera resultado imediato.

QUANTO MAIS ALTA É A MOTIVAÇÃO DO VENDEDOR, MAIOR É O SEU ESFORÇO

Um esforço maior conduzirá a um melhor desempenho; um melhor desempenho levará a maiores recompensas; maiores recompensas levarão a uma maior satisfação e uma maior satisfação reforçará a motivação.

Os gerentes de vendas devem ser capazes de convencer os vendedores de que eles podem vender mais trabalhando mais ou sendo treinados para trabalhar de maneira mais adequada.

SE AS VENDAS FOREM DETERMINADAS POR CONDIÇÕES ECONÔMICAS, ESSA LIGAÇÃO FICA PREJUDICADA

Os gerentes de vendas devem ser capazes de convencer os vendedores de que o esforço extra é recompensado por um melhor desempenho.

SE AS RECOMPENSAS FOREM PEQUENAS, AS LIGAÇÕES FICAM PREJUDICADAS

Cada indivíduo tem uma forma de perceber e de reagir aos estímulos internos: motivar é conhecer quais são os estímulos e de que maneira eles afetam cada uma das pessoas que compõem a equipe de vendas.

Fatores de Desmotivação:
• Falta de confiança na administração;
• Condições de trabalho;
• Características do cargo;
• Falta de reconhecimento por bom desempenho;
• Tratamentos injustos;
• Insatisfações com promoções esperadas;
• Carga de trabalho burocrático elevada;
• Cotas difíceis de serem atingidas.


Algumas organizações ainda acreditam que os vendedores são motivados apenas por dinheiro e, portanto, quando a equipe, ou o vendedor, estão desmotivados é porque são mal remunerados ou a comissão está muito baixa.

O profissional de vendas é movido por desafios constantes e necessita que o seu trabalho seja reconhecido como importante. 

Fatores que Motivam:
• Ter tarefas claras;
• Valorizar, confiar e respeitar cada vendedor;
• Possibilitar realização;
• Reforçar sempre o trabalho bem executado;
• Oferecer remuneração por incentivos;
• Fazer boa administração;
• Delegar sempre que for possível;
• Reconhecer e analisar as alternativas apresentadas pela equipe de vendas.


Alguns outros fatores que colaboram na motivação: reuniões de vendas, convenções, concursos, plano de carreira e melhor nível de comunicação.

Sempre tentar conciliar a atividade profissional com o perfil pessoal, adaptando as funções aos estilos, considerando as habilidades e as motivações individuais, Aliando assim prazer ao trabalho, aumentando a motivação para fazê-lo.

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