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4 de fevereiro de 2013

Entenda o que é Teste de Conceito de Novos Produtos


Os pontos Fortes e fracos relacionam-se à empresa, suas estratégias e como ela se compara com a concorrência. As oportunidades e as ameaças são apresentadas pelo ambiente de marketing e concorrência.
WESTWOOD, John. O Plano de marketing. 3. ed. São Paulo: M.books, 2008. 20 p.

Figura 1 BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. 7 p.
 Análise geral:
Trata-se de um texto com base nas respostas obtidas no projeto e voltado aos objetivos da pesquisa. O planejamento correto da pesquisa e a utilização da metodologia adequada levará à análise que responde aos objetivos primário e secundário propostos no projeto.

A análise geral é um resumo dos principais dados descritos nas tabelas de tabulação e deve ser um texto que responda às principais dúvidas do cliente, relatadas na definição do problema de pesquisa. (...)

Por meio da pesquisa de marketing, o cliente estará habilitado a tomar decisões conscientes com base nas respostas do mercado, evitando possíveis desvios que aconteceriam com a efetivação de atos ditados por pareceres e atitudes não respaldadas em bases técnicas.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: Conceitos e metodologia. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 185 p.

Testes de conceito permitem avaliar a comunicabilidade e a credibilidade do novo produto, o nível de necessidade do mercado, bem como o valor percebido pelo público (preço versus valor percebido), a intenção de compra do produto e, ainda, definir quem seria o alvo e com que frequência o compraria, com a finalidade de verificar se o conceito tem o potencial de ser um sucesso, de ser uma tentativa com probabilidade de sucesso ou de ser um fracasso.

(...)Assim sendo, os novos produtos geralmente têm maior probabilidade de êxito se desenvolvidos a partir das forças de marketing existente  na empresa, incluindo, neste aspecto, o envolvimento do cliente. Para tanto, o teste de conceito é considerado bom exemplo desta aproximação empresa versus cliente, ajustando o produto de acordo com as suas intenções de compra, estas, por sua vez, percebidas por meio de opiniões e sugestões propostas pelos mesmos.
FRITZEN, Vivian; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide. Importância De Teste De Conceito No Processo De Desenvolvimento De Novos Produtos. Ijuí: Unijuí, 2009. 115 p.

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