Encotre Aqui!

5 de setembro de 2010

como se tornar um líder em vendas



Todo administrador tem consciência da necessidade da criação de novos produtos, para Não tornar sua marca obsoleta, mas muitas vezes ocorre um desgaste muito grande como afirma Lynn e Reilly (2003) :

Criar produtos e serviços inovadores pode ser semelhante ao percurso em uma strada com obstáculos.[...]Para um produto obter sucesso no mercado, é preciso cerca de 3.000 ideias excelentes, 300 revelações de patentes, 125 projetos pequenos, nove programas iniciais de desenvolvimento - quatro que continuam até se tornarem desenvolvimentos
importantes, e menos de dois que são, de fato, lançados no mercado.

Ainda conforme Lynn e Reilly (2003) , cerca de 33% dos produtos que são lançados no mercado, que passam por todo esse processo, fracassam, e cerca de 80% dos produtos depois de pronto para ser comercializado, não atendem as expectativas da própria empresa.
Dentre todas as empresas ocorrem casos semelhantes como mostrados a seguir na tabela, que demonstra empresas de sucesso e seus produtos que fracassaram, ou que demoraram anos para obtenção de lucros:

Empresa
produto
prejuízo
Federal Express
Zap Mail
294 milhões
NeXt
Estação de trabalho informatizada
250 milhões
GM – General Motors
Wankel Rotary Engime
420 milhões
Du Pont
Corfam
+ de 1 bilhão
Ford
Edsel
+ de 2 Bilhões
Polaroid
Polarvision
197 milhões
Motorola
Telefonia celular
360 milhões, antes de receber o primeiro pedido importante para sanar o prejuízo
Corning
Fibras Ópticas
200 milhões durante 10 anos de tentativas, até começar a ser lucrativo.
TABELA DESENVOLVIDA A PARTIR DE DADOS DE Lynn e Reilly (2003)p. 11-12
Façamos então um contraponto nessas informações, onde observamos que ideias inovadoras necessitam de tempo para se firmar como conceito. “grandes empresas alcançam sucesso e longevidade porque geram produtos continuamente. Empresas fracassam porque esquecem dessa verdade simples.” o que diz Lynn e Reilly (2003)p.15 . Nessa citação, é que os empresários devem manter uma linha de produtos novos, mas apoiados na tradição de sua marca, como nos casos da Motorola e da Corning, que levaram anos e milhões de doláres de prejuízo por não serem conceito de mercado nessa área.
É fácil exemplificar as preferências dos consumidores, onde temos no Brasil cerca de 58 marcas líderes (fonte SUPERMERCADO MODERNO), como exemplifica o quadro a seguir, que demonstram as principais marcas do segmento do ramo de alimentos e variedades para o lar.
Apresenta-se agora um quadro com as 58 maiores marcas do setor alimentício do país. Para esta pesquisa foram colhidas informações de cerca de quase 3.000 varejistas do país inteiro:

Nada mais do que 58 marcas de bens de consumo de massa alcançaram liderança em todo o Brasil, numa lista de 1.000 classificadas na preferência do varejista. Com um detalhe: 31 delas atingiram índices de share of mind superiores a 40% em todas as regiões do país. As demais oscilaram entre 39% e 20%. Isso é o que mostra a Pesquisa de Reconhecimento de Marcas de Supermercado Moderno, estudo que analisa 182 categorias e dá origem à publicação Mix de Marcas. (REVISTA MELHORES MARCAS)
QUADRO COM AS 58 MARCAS LÍDERES NO PAIS – SUPERMERCADO MODERNO

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário