Todo administrador tem consciência da necessidade da criação de novos produtos, para Não tornar sua marca obsoleta, mas muitas vezes ocorre um desgaste muito grande como afirma Lynn e Reilly (2003) :
Criar produtos e serviços inovadores pode ser semelhante ao percurso em uma strada com obstáculos.[...]Para um produto obter sucesso no mercado, é preciso cerca de 3.000 ideias excelentes, 300 revelações de patentes, 125 projetos pequenos, nove programas iniciais de desenvolvimento - quatro que continuam até se tornarem desenvolvimentos
importantes, e menos de dois que são, de fato, lançados no mercado.
importantes, e menos de dois que são, de fato, lançados no mercado.
Ainda conforme Lynn e Reilly (2003) , cerca de 33% dos produtos que são lançados no mercado, que passam por todo esse processo, fracassam, e cerca de 80% dos produtos depois de pronto para ser comercializado, não atendem as expectativas da própria empresa.
Dentre todas as empresas ocorrem casos semelhantes como mostrados a seguir na tabela, que demonstra empresas de sucesso e seus produtos que fracassaram, ou que demoraram anos para obtenção de lucros:
Empresa | produto | prejuízo |
Federal Express | Zap Mail | 294 milhões |
NeXt | Estação de trabalho informatizada | 250 milhões |
GM – General Motors | Wankel Rotary Engime | 420 milhões |
Du Pont | Corfam | + de 1 bilhão |
Ford | Edsel | + de 2 Bilhões |
Polaroid | Polarvision | 197 milhões |
Motorola | Telefonia celular | 360 milhões, antes de receber o primeiro pedido importante para sanar o prejuízo |
Corning | Fibras Ópticas | 200 milhões durante 10 anos de tentativas, até começar a ser lucrativo. |
TABELA DESENVOLVIDA A PARTIR DE DADOS DE Lynn e Reilly (2003)p. 11-12
Façamos então um contraponto nessas informações, onde observamos que ideias inovadoras necessitam de tempo para se firmar como conceito. “grandes empresas alcançam sucesso e longevidade porque geram produtos continuamente. Empresas fracassam porque esquecem dessa verdade simples.” o que diz Lynn e Reilly (2003)p.15 . Nessa citação, é que os empresários devem manter uma linha de produtos novos, mas apoiados na tradição de sua marca, como nos casos da Motorola e da Corning, que levaram anos e milhões de doláres de prejuízo por não serem conceito de mercado nessa área.
É fácil exemplificar as preferências dos consumidores, onde temos no Brasil cerca de 58 marcas líderes (fonte SUPERMERCADO MODERNO), como exemplifica o quadro a seguir, que demonstram as principais marcas do segmento do ramo de alimentos e variedades para o lar.
Apresenta-se agora um quadro com as 58 maiores marcas do setor alimentício do país. Para esta pesquisa foram colhidas informações de cerca de quase 3.000 varejistas do país inteiro:
Nada mais do que 58 marcas de bens de consumo de massa alcançaram liderança em todo o Brasil, numa lista de 1.000 classificadas na preferência do varejista. Com um detalhe: 31 delas atingiram índices de share of mind superiores a 40% em todas as regiões do país. As demais oscilaram entre 39% e 20%. Isso é o que mostra a Pesquisa de Reconhecimento de Marcas de Supermercado Moderno, estudo que analisa 182 categorias e dá origem à publicação Mix de Marcas. (REVISTA MELHORES MARCAS)
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QUADRO COM AS 58 MARCAS LÍDERES NO PAIS – SUPERMERCADO MODERNO |