Encotre Aqui!

27 de junho de 2011

Mas Afinal - O que é Produto?


Pensamos, sonhamos e queremos diversos tipos de produtos, mas nem mesmo nos damos conta do que realmente é o produto que queremos, e pra nossa surpresa, muitas vezes não sabemos nem o que é realmente um produto.
 De acordo com Philip Kotler "é qualquer coisa que pode ser oferecida a alguém para satisfazer uma necessidade ou desejo." 


Produto - É qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
Um produto é algo que tincluem bens fisicos, serviços, experiências, Pessoas, Lugares, Títulos patrimoniais, organizações, informações e idéias. Todos esses tipos de produtos são oferecidos ao mercado para satifazer uma necessidade ou desejo do ser humano. Toda vez que uma pessoa passa por um estado de carência, sede por exemplo, sente uma necessidade que se manifesta por meio de diferentes tipos de desejos (água, refrigerante, cerveja, etc.) e, para satisfazê-los, estará disposto a fazer um esforço, que tem custos financeiros, de tempo, fisicos, sociais, etc. Vamos ver, então, o significado de cada tipo de produto que pode ser utilizado para satisfazer desejos e necessidades.

Bem fisico:
O bem fisico é um produto tangivel que pode ser apalpado, cheirado, apertado, etc. É uma solução para uma necessidade ou desejo específico, e a pessoa só compra porque ele tem uma finalidade. Por exemplo: O martelo é a solução para pregar um quadro na parede.

Serviço:
O serviço é o produto em que a pessoa não leva nada fisico com ela. São os bens Intangíveis, que não podem ser vistos antes de serem adquiridos. Por exemplo: Numa aula a pessoa não leva nada fisico, mas obtém algo intangível, no caso, a aprendizagem.

Experiência:
Uma experiência também é um produto.
Por exemplo: ter a oportunidade, como hobbista de gastronomia, de conviver com um chef famoso durante um fim de semana e, com esta convivência, aprender receitas e discas, trocar idéias com esse idolo e sentir-se um pouco com ele.

Pessoa:
Entre pessoas e personalidades temos o Marketing pessoal, ou seja o desenvolvimento da imagem de um funcionário, artista, canor, escritor, consultor, etc., que se oferece como resposta a necessidade do mercado.

Lugar:
Um lugar também pode ser um produto. Uma cidade, região, Estado ou Pais que deseje atrair turismo. Por exemplo: na virada do milênio diversas cidades se oferecem como lugar ideal para passar o reveillon - Paris, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro, etc.

Título Patrimonial:
Um produto também pode ser um titulo patrimonial, que é um direito de propriedade de bens imóveis e financeiros, como ações.

Organização:
As organizações desenvolvem problemas para manter uma boa imagem corporativa e reconhecimento publico de sua responsibilidade social.

Informação:
Informações também podem ser produzidas e comercializadas como produtos, principalmente nessa nova era em que a sua oferta e uso são tão grandes.

Idéia:
A idéia representa uma proposta ou conceito a ser definido. Um exemplo é o das ONGs (Organizações Não Governamentais), que têm como base uma idéia de fundo social - combate do desemprego, proteção da Mata Atlântica, Assistência Veterináriapara cães de rua - e buscam outras pessoas que tenham essa idéia em comum para solicitar trabalho e contribuições voluntárias.
Por Gerencia de Marketing - Estácio de Sá
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário