Como de costume, a parte menos valorizada geralmente em ações de Marketing integradas são no ato da entrega do bem ou do serviço,com entregas e agentes de entregas terceirizados sem o treinamento necessário sobre o que é o produto pra que serve, funções, diferenças, ou seja sentir o porque aquele produto merece destaque, o que gera uma desvalorização do mesmo e um descrédito por parte da empresa através de seus empregados no produto a ser vendido.
Sendo um trabalho muito voltado às simples questões da função, ou seja a descarga da mercadoria as falhas começam desde a concepção desta idéia. não é simplesmente descarga, mas sim a entrega de um produto que pode mudar vidas. Sendo ou não um conceito meio exagerado, ele é essencial para levar ao seu fornecedor a carga e a energia que o produto tem, e não simplesmente e grosseiramente o quanto ela pesa e o quão depressa ele tem de entregar a mercadoria.
Outro quesito primordial é o respeito pelas regras da instituição a ser atendida pelo seu produto, ou seja, torne as regras da sua cliente muito mais importantes no ato da entrega do que as suas, pois eles devem ter seus motivos para cobrar algo do fornecedor, e algo a ser ressaltado é de que assim sua mercadoria vai ser muito mais bem vista e o proprio cliente terá vontade e fará o possivel para agilizar a entrada da mercadoria dando créditos a sua corporação além de ocasionar um giro muito maior, menos devoluções e clientes cada vez mais satisfeitos.
Seguindo o mesmo critério anterior, toda empresa visa agilidade tanto para entregar quanto para receber a mercadoria, pois parada ela não passa de um custo para ambas. Evite dores de cabeça e utilize softwares inteligentes de notas fiscais, não perca tempo com detalhes minimos, além disso treine seus colaboradores para saberem lidar com situações de problemas fiscais que possam ser resolvidos no ato, se a necessidade de contatar a empresa, novamente economizando tempo, dignificando sua empresa e dando uma responsabilidade ao seu motorista, que vai soar a ele como sendo "olha você tem muito mais utilidades do que possa imaginar".
Recolha o feedback que as empresas repassam através dos entregadores. Os expedidores, conferentes e digitadores Passam informações ricas e preciosas para melhorar, agilizar, humanizar e muitas vezes expressar algo que sua empresa tem de avaliar melhor, além é claro dos elogios advindos de uma politica logistica participativa.
Essas poucas informações se bem analisadas e verificadas junto aos orgãos expedidores das empresas trazem uma melhora significativa, proporcionando um ganho de mercado real, pois o ultimo passo para a sua mercadoria ser distribuida é a entrada dela na empresa destino, sendo assim uma boa relação entre eles é fundamental.
Por Pabio Vermelem