A Unilever, empresa tradicional do ramo de higiene e limpeza, além de temperos, massas e diversos outros segmentos está presente em nossas casas, nas marcas que muitas vezes se sobrepõe ao produto, ou quem nunca chamou maionese de hellmann's ou sabão em pó de Omo? por esse motivo, o Absoluto Marketing traz até você A história e a ideologia desta que é uma das maiores empresas mundiais.
História
Presente em mais de 150 países
Nossas marcas inspiram confiança em todos os lugares e, por ouvir as pessoas que as compram, nós nos tornamos uma das empresas de produtos de consumo mais bem sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém, em algum lugar, escolhe um produto da Unilever.
Olhe dentro de sua geladeira ou no armário do banheiro e você vai ver uma de nossas marcas conhecidas. Nós criamos, comercializamos e distribuímos os produtos que as pessoas escolhem para alimentar suas famílias e manter suas casas limpas e frescas.
Nossa vida está mudando rapidamente. Conforme a maneira como vivemos e trabalhamos evolui, nossas necessidades e gostos também mudam. Na Unilever, nosso objetivo é ajudar as pessoas em seu dia-a-dia. Para tanto, nós constantemente desenvolvemos novos produtos, melhoramos marcas já comprovadas e buscamos promover formas de trabalho melhores e mais eficientes.
Do global ao regional
Temos um portfólio de marcas conhecidas ao redor do mundo, além de produtos regionais e variedades locais de marcas globais. Esta diversidade vem de duas de nossas principais forças:
Raízes fortes nos mercados locais e grande conhecimento das culturas regionais.
Expertise empresarial de classe mundial que se aplica internacionalmente a serviço de consumidores em todo o mundo.
Com nosso foco em desempenho e produtividade, estimulamos as pessoas a desenvolverem novas idéias e a colocarem novas abordagens em prática, ações liadas a um forte senso de responsabilidade pelas comunidades às quais servimos. Não medimos nosso êxito apenas em termos financeiros, a maneira como alcançamos os resultados também é importante. Trabalhamos duro para conduzir nossos negócios com integridade - respeitando nossos funcionários, nossos consumidores e o meio ambiente.
A Unilever em destaque
A Unilever é um das fornecedoras líderes de produtos de bens de consumo no mundo. Seguem alguns destaques recentes de nossas três negócios globais: Alimentos, Higiene e Beleza.
Alimentos
A aquisição da Bestfoods, em 2000, resultou em nossa liderança da categoria culinária. Knorr é atualmente nossa maior marca, presente em mais de 80 países com uma linha de produtos que engloba sopas, caldos, molhos, massas e refeições completas.
Somos o líder da categoria de margarinas na maioria dos países europeus e América do Norte, com marcas como Becel (Holanda), Flora (Reino Unido) e Take Control (EUA). Os produtos Pro-activ foram reconhecidos como o principal avanço no controle do colesterol por meio da alimentação nos últimos 40 anos.
Somos o maior produtor global de sorvetes, com marcas como Kibon no Brasil, Algida e Wall's na Europa, e Ben & Jerry's nos Estados Unidos.
Higiene, limpeza e beleza
Somos o líder do mercado de higiene doméstica em grande parte do mundo, com nossos produtos de limpeza e higiene.
Muitas de nossas marcas de higiene são líderes de seus respectivos mercados, incluindo Brilhante, Cif, Comfort, Domestos, Omo, Skip e Snuggle.
No mercado de beleza, somos os líderes globais em produtos de limpeza de pele, desodorantes e antitranspirantes.
Nossas principais marcas globais no mercado de beleza são Axe, Dove, Lux, Pond's, Rexona e Sunsilk.
Nosso logotipo
Nossa nova identidade é uma expressão de vitalidade, que está no âmago de tudo que fazemos - nossas marcas, nossas pessoas e nossos valores. Cada ícone dentro de nosso logotipo representa um aspecto de nosso negócio e mostra nosso compromisso de agregar vitalidade à vida em tudo que fazemos.
Ideologia
Trabalhando sempre com integridade
Conduzir nossas operações com integridade e respeito pelas pessoas, organizações e ambientes que nosso negócio atinge sempre esteve na essência de nossa responsabilidade corporativa.
Impacto positivo
Desejamos criar um impacto positivo de muitas maneiras: através de nossas marcas, nossas operações e relações comerciais, através de contribuições voluntárias e de várias outras maneiras pelas quais nós nos comprometemos com a sociedade.
Compromisso contínuo
Também estamos comprometidos a melhorar a maneira que gerenciamos nossos impactos ambientais e estamos empenhados em nosso objetivo de longo prazo: desenvolver um negócio sustentável.
Promulgando nossas aspirações
Nosso propósito corporativo promulga nossas aspirações na condução de nosso negócio. É apoiado por nosso código de princípios de negócio, que descreve os padrões operacionais seguidos por todos na Unilever, onde quer que estejam no mundo. O código também apóia nossa abordagem para governança e responsabilidade corporativa.
Trabalhando com outros
Queremos trabalhar com fornecedores que têm valores semelhantes aos nossos e que trabalhem com os mesmos padrões que nós trabalhamos. Nosso código de parceiros de negócios, alinhado ao nosso próprio código, consiste em dez princípios, abrangendo integridade nos negócios e responsabilidades relacionadas a funcionários, consumidores e meio ambiente.
Unilever Brasil
O início de um grande negócio
A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.
Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.
O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo.
Acompanhe a seguir a trajetória da Irmãos Lever década a década.
Fonte: Unilever do Brasil