Duas empresas do setor, Toledo e Filizola, estão ampliando suas áreas de atuação. Fatiadores de frios e produtos de automação são os novos segmentos de suporte a pontos de venda visados por essas companhias.
A Toledo começou a comercializar neste semestre quatro linhas importadas de fatiadores de frios. A empresa se beneficia das mudanças que estão sendo feitas na norma NR-12 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que regulamenta itens de segurança em máquinas e equipamentos. Por causa das novas exigências, os estabelecimentos estão trocando seus fatiadores por modelos mais modernos.
Com a atividade industrial brasileira em baixa, o comércio tem ganhado importância nos negócios da Toledo. Segundo a empresa, há cinco anos açougues, padarias e supermercados respondiam por cerca de 30% do faturamento. Atualmente, chegam a 45%.
A Filizola, que está em recuperação judicial desde abril, já vende fatiadores e processadores de alimentos, e agora quer entrar no mercado de automação. Impressoras fiscais, teclados para caixas e leitores de códigos de barras serão em breve incluídos no portfólio da empresa. Com isso, a Filizola espera aumentar seu faturamento anual em R$ 35 milhões.
Fonte: Supermercado Moderno