O marketing está integrado na cadeia de suprimentos, onde segue o Fluxo natural e obrigatório de uma logistica participativa e eficiente, onde traz a informação necessária para o Aprimoramento e Manutenção dos Produtos e serviços prestados, munido destas informações os Mercadologos podem tirar ou agregar conceitos e bemfeitorias aos pedidos de modos a Agregar um valor agregado que geralmente não é encontrado na concorrência, desde que muito bem estruturado e muito bem difundido na Empresa..
"Em muitas empresas a cadeia de suprimentos começa com o pedido do cliente e termina com o envio do produto, passando pelos diversos elos do canal de distribuição. As empresas consideradas de classe mundial têm alcançado o desempenho, por meio do redesenho dos processos de negócios, das políticas e dos procedimentos com base nas melhores práticas, integração interna dos processos de negócios em fluxos de informações (incluem upgrade de todos os sistemas), definição de indicadores de desempenho para a cadeia de suprimentos, garantia da conformidade segundo as normas ISO, relacionamento e integração externa da cadeia (inclui compartilhamento de informações e avaliações) e obtenção de um novo valor de mercado." (NORTEGUBISIAN CONSULTORIA EMPRESARIAL E TREINAMENTO )
Características frequentes dentro de empresas tradicionais estão se tornando cada vez mais importantes no contexto global de transformação do material a ser entregue pura e simplesmente ao esperado do cliente, quando possível, e passa a ser exigência cada vez maior de tentar surpreender e suprir as metas a cada entrega. Essa visão de agilidade, e respeito pelo cliente é que vai fazer a diferença no momento de uma nova compra, ou no momento da lembrança de marca de referência, sendo nesse ponto o Nosso enfoque.
A empresa precisa estar preparada e muito bem instruída para as necessidades dos clientes e não para as suas necessidades estruturais e suas normativas fechadas e rígidas ao ponto de repelir clientes. Quando as ações da empresa começam a interferir nas Compras dos Clientes, pode representar o momento ideal para um repensar dessas normativas, e ver se elas estão ajudando de fato a empresa a obter lucro, ou simplesmente para regrar procedimentos falhos, que por vezes cegam as pessoas que habitualmente a praticam, cabendo aos responsáveis o tato de sentir que é o momento de diminuir a burocracia.
Os principais problemas enfrentados pelos setores de compras em relação as funções logísticas da empresa, é a separação dos dois setores, por vezes isolando o setor logístico e limitando-o a expedição da empresa, ou do depósito para fora. Características logisticas, percepções de estoque e o gosto do cliente, bem como suas manias e preferências são dados conhecidos e mais facilmente pesquisáveis pelo setor logístico da empresa, enriquecendo o trabalho do setor de marketing trazendo um embasamento e uma matriz a seguir, um diferencial competitivo que por vezes é o fator determinante na escolha de fornecedores com preços padrões e semelhantes. o desafio é na verdade tornar sua marca forte o bastante para ser conceito, mesmo em escalas diferenciadas de preços e condições.
Torne sua empresa matriz de muitas outras talibãs, e não se esqueça: Empresas talibãs se espelham nas lideres de cada segmento que atuam para apostar também na mesma aposta da lider, mas com uma diferença crucial: ela já esta algum tempo atrasada em sua decisão.
Por Pabio Michel Vermelem
Brusque, 2011