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23 de junho de 2011

O Desafio de Ser Um Gerente de Produtos


   Este cargo surgiu em 1890 na General Eletric, entretanto, se desenvolvimento deveu-se à Procter &t Gamble que implantou em 1927 quando uam nova empresa de sabão, Camay, não ia bem e um jovem executivo (Neil H. Mc Elroy - mas tarde presidente da empresa) foi nomeado para dar atenção exclusiva e responsabilizar-se pelo desenvolvimento e pela propaganda destes produtos.

A partir daí o conceito de gerência de produto desenvolveu-se, e passou a ser utilizado por várias empresas.


   O gerente de Produto, em determinadas organizações, é chamado de Gerente de Marcas, e em alguns casos é chamado de Gerente de Marketing de Produto, Ou Especialista de Produto, ou ainda de Gerente de Planejamento de Produto.

O desafio de ser Um gerente de Produtos
    Gerenciar a linha de produtos, definindo "mix", posicionamento, segmentos, apresentação, preço, condições comerciais, mídia, promoções no ponto de venda, canais e distribuição, buscando viabilizar rentabilidade e lucratividade.
        Se detalharmos mas este conceito podemos aí sim pensar numa lista de possiveis atividades da área de Gerencia de Produtos:
  • Planejar e controlar o ciclo de vida do produto: lançamento, revitalização, eliminação;
  • pesquisar e desenvolver novos mercados e produtos;
  • desenvolver campanhas de comunicação, merchandising;
  • dar apoio a áreas de vendas;
  • Elaborar orçamentos, planejamento de demanda;
  • realizar contatos com cliente, canais de distribuição.

    Outra caracteristica da gerência de Produto é a enorme variedade de contatos com outras áreas, sejam internas ou externas. Engenharia, Logistica, P & D - Pesquisa e Desenvolvimento, Financeira, Suprimentos, Produção, Vendas, Treinamento, Jurídico.

    Na maior Parte das vezes, as pessoas não estão propensas a consumir aquilo que nem sequer sabem se existe ou o que é. Portanto, a primeira etapado processo de compra é a consciência de que produto existe e é o que é. Existe o caso de um senhor que, apesar de residir em uma grande cidade, nunca estivera numa estação de metrô ou num shopping center e, assim, não conhecia ainda uma escada rolante. Pois bem, esse senhor, quando assistia pela televisão a cenas com pessoas deslocando-se de um piso a outro pelas escadas rolantes, ficava a se perguntar: como é que esse pessoal da televisão faz para que o chão ande e as pessoas subam pelas paredes?

     O que isso quiz dizer: sem saber quais as necessidades que as caracteristicas e o funcionamento de um produto podem atender, jamais compreenderemos a sua finalidade e poderemos associá-lo à satisfação de uma identica necessidade nossa, quanto mais nos interessarmos pela nossa compra. Dessa forma, recebendo informação adequada e clara, o cossumidor em potencial saberá que o produto existe e compreenderá quais são as suas características básicas.

Fonte: Gerencia de Marketing - Estácio de Sá
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