O índice de consumidores que pretendem comprar algum bem durável até março deste ano registrou queda de mais de 17 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2011, despencando de 78% para 60,6%, conforme revela a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo, divulgada na manhã de hoje pelo Provar/Fia.
A queda na disposição de compra em comparação com o período mais aquecido de 2011 não chega a surpreender No entanto, também houve redução em relação ao primeiro trimestre de 2011, ou seja, no mesmo intervalo de meses. E essa queda não foi pequena: 11,2 pontos percentuais de retração. Mantendo a comparação entre iguais trimestres deste ano e de 2011, verificam-se reduções para quase todas as linhas de produto, exceto automóveis, linha branca, e itens de cama, mesa e banho.
“Quem compra esses bens duráveis está com o orçamento mais apertado. O principal motivo da queda é a redução da renda real, comprometida pela inflação mais alta e pelas taxas de juros elevadas, o que aumentou o endividamento do consumidor e gerou dúvidas quanto ao futuro", analisa Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/Fia.
Realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo, a pesquisa analisa a intenção de compra e de gasto em relação a 10 categorias de produtos: linha branca; eletroeletrônicos; telefonia e celulares; informática; automóveis e motos; cine e foto; material de construção; cama mesa e banho; móveis e eletroportáteis. O estudo avalia ainda a demanda por crédito nas compras de bens duráveis.
As categorias com maior crescimento na intenção de compras no período são: material de construção (9,8%); automóveis e motos (9,4%) e itens de informática (8,4%). No primeiro trimestre do ano passado, as categorias mais mencionadas eram eletroeletrônicos (12,4%), material de construção (10,2%) e informática (9,8%).
Internet
Outra pesquisa realizada pelo Provar em parceria com a e-Bit, consultoria especializada em informações sobre comércio eletrônico, investigou a intenção de compras dos internautas, com base na opinião de 4.375 consumidores entre os dias 2 e 10 deste mês. O resultado revelou um comportamento estável em relação ao quarto trimestre de 2011 e uma queda de 3,6 pontos percentuais em relação à intenção de compra no primeiro trimestre de 2011. Atualmente, os homens respondem por 52% das compras via internet, enquanto a participação das mulheres é de 48%. A classe C é a que mais adere ao comércio eletrônico no Brasil, com 61% de participação.
Fonte Supermercado Moderno