É o que mostra análise feita por Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto Data Popular, a partir de pesquisa realizada com 22 mil pessoas, em 153 cidades de todos os Estados do País, durante os meses de julho e agosto.
Meirelles ressalta que a nova classe média confia mais em produtos de marcas líderes, porque os associa à qualidade. "Quem compra marca própria de supermercado no Brasil é classe A e B. E isso acontece porque não é ela que lava a louça, é a empregada", diz.
A classe C representa 53,9% da população brasileira, o equivalente a 104 milhões de pessoas, informa o instituto, e movimenta R$ 1 trilhão ao ano.
A pesquisa também descobriu qual marca, entre 17 categorias de produtos, "conquistou o coração" do consumidor da classe C. O resultado: 46% dos entrevistados responderam "nenhuma". Ou seja, o estudo revela que as empresas precisam investir no marketing para o consumidor da classe C, com campanhas específicas para esse público. “A verba de marketing acaba sendo mal-direcionada, se dispersa e deixa de fora a classe C. Ela é elaborada para um público de alto poder aquisitivo”, explica Meirelles.
Entre as marcas mais citadas, a Nestlé ficou em primeiro lugar com 4,1% das respostas, seguida por Samsung (3,9%). Em higiene, a mais citada foi Dove, "e vale lembrar que foi a primeira a falar de vários padrões de beleza. O da mulher da classe C é muito diferente do padrão da classe A", diz Meirelles.
Mais de 5 mil marcas foram citadas nas entrevistas feitas pelo Data Popular. O estudo, aponta o consultor, contribui para mostrar caminhos para as empresas se comunicarem com o consumidor.
Fonte: Supermercado Moderno
Olá, tudo bem? Sabe que eu nunca gostei da marca Samsung?? Rs.. Jamais citaria... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluirpior que muitas vezes não entendemos como marcas tão insignificantes ao nosso ponto de vista podem ser top de Marketing... mas acredito que o que auxilia muito a samsung é a questão preço.
Excluir