A lista de compras do supermercado está sendo feita de forma errada. A praticidade dá lugar à saúde. É o que aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) feita pelo IBGE. O problema não é só dos mais jovens. Os mais velhos vêm descuidando da alimentação. 90% das pessoas comem poucas frutas, verduras e legumes, uma das principais fontes de vitaminas para o corpo.
É um reflexo da pouca preocupação do brasileiro com o longo prazo. Um consumo adequado de alimentos pode se refletir em uma saúde melhor amanhã e em menos gastos com remédios, médicos e tratamento de saúde depois dos 60 anos.
Um dos itens mais preocupantes é o exagero nos açúcares, que estão associados a problemas como a diabetes. O consumo indiscriminado é maior entre jovens – 80% dos meninos de 10 a 13 anos e 82% entre as meninas. Os mais velhos consomem menos, mas acima dos níveis recomendados.
Os maiores exageros estão nas gorduras saturadas, que estão relacionadas ao colesterol alto e a problemas cardíacos. Os principais vilões, segundo a pesquisa do IBGE, são os biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, pizzas, doces e refrigerantes. É um item que jovens, adultos e idosos se descuidam de forma igual. Entre 80% e 90% das pessoas estão comendo gordura a mais.
O brasileiro também consome menos fibras – que estão associadas ao bom funcionamento dos intestinos. Quanto mais velha é a pessoa, maior é o consumo.
Menos cereais e mais refrigerantes
Os consumidores vem comprando menos cereais e legumes. A queda no volume que passou pelos caixas dos mercados, entre 2003 e 2009, segundo o IBGE, foi de 19,4%. As bebidas tiveram um dos maiores crescimentos no volume de compras. As não-alcoólicas, que reúnem refrigerantes e sucos prontos, aumentaram 12,1%. E as alcóolicas, 19,3%.
O levantamento mostra que as bebidas pesam mais do que os cereais e legumes no carrinho de compras do consumidor. Anualmente, o brasileiro compra 39 quilos de cereais e legumes, e 47,6 quilos em bebidas. Em 2003, a lista era bem diferente: 48,4 quilos em cereais e legumes e 42,1 quilos em bebidas.
Fonte: Clic RBS
O Marketing se encarrega de sempre deixar seu cliente ciente do produto que ele leva para casa, e se nem mesmo ele acredita no produto, fica ainda mais dificil tomar qualquer posição sobre ele, devendo a empresa repensar as suas diretrizes e seus atos enquanto empresa que visa ter clientes sempre, e se possivel melhores que hoje.