O que você sente ao entrar em um ambiente comercial e se deparar com uma musica que odeia, ou pra melhorar, você entra na loja e compulsivamente começa a pegar mercadorias e quando vê você está cantando aquela musica que tanto gosta enquanto joga cada vez mais e mais mercadorias no carrinho?
Pois bem, você como todo e qualquer cliente não nota, mas a musica é a parte estrutural do arranjo empresarial que mais intriga logistas e tira noites de sono na busca pela seleção perfeita de musicas para se ouvir, o que nada mais é do que o gosto do dono aos ouvidos do cliente. espero que o gosto musical dele seja normal pelo menos né.
Mesmo a questão musical ser algo muito pessoal e variável, existem alguns padrões que se seguem e se analisam na hora da escolha, dentre eles estão:
Bares: por incrível que pareça, bares não são pontos muito ecléticos, musicas para esses locais são únicas, e variam drasticamente, tendo desde sertanejo de raiz até o rock pesado de bares alternativos e uisquerias.
Mercados: geralmente com musicas instrumentais, pelo simples fato de o supermercado ser por vezes, ponto de encontro e, convenientemente o ambiente sonoro ajuda. além disso, as musicas são muito alegres, transmitindo uma alegria e uma vontade, necessários para compras por impulso.
Lojas de departamentos: musicas Dance e baladas são as top em Lojas desse tipo, estando presente em todas, motivo, simples, você se sente desfilando com as mercadorias como se estivesse numa passarela. Esse é mesmo o principal motivo para as musicas mais de "batidas" pela euforia que despertam.
Lanchonetes: quando a tem, são musicas parecidas com as de lojas de departamentos, mas por outro motivo, para que o cliente seja rápido, dando lugar ao próximo, pois a euforia causa necessidade de quebra de monotonia, sendo assim perfeita para a loja de departamentos, prendendo ainda mais o cliente, dentro de suas infinitas seções, e ótima para lanchonetes, pois além de satisfazer sua fome, ele apenas precisa ir embora.
Enfim, existem inúmeras outras segmentações musicais para diversos outros negócios, mas os mais frequentes e perceptíveis são estes - mas aí vai uma dica, procure entender o público que você atende, observe-o, descubra seu gosto musical, perceba suas emoções com diversos tipos de sons e veja a reação dele quanto aos produtos, e adapte elas ao seu estilo de som ambiente.
Preciosa dica: evite modismos! sua empresa só tem a perder com ele, pois a música é importante, mas não o mais importante a ponto de clientes sairem dela por não aguentarem mais ouvir, ou por fãs alucinados que entram, ouvem a música e saem como entraram, de mãos vazias.
Por Pabio Vermelem