As fortes temperaturas registradas no fim do ano passado fizeram com que as vendas de produtos típicos do calor disparassem nos super e hipermercados. Em algumas categorias, como ar-condicionado, a alta chegou a 257%, comparando os três últimos meses de 2012 com o mesmo período de 2011.
Esta variação ocorreu na rede Extra. Lá, os ventiladores também tiveram grande crescimento nas vendas: 150%. "Foi a maior venda registrada na história do Grupo Pão de Açúcar [sem considerar as redes Ponto Frio e Casas Bahia]. O pico foi o dia 26 de dezembro", disse Fabio Lopez Rovito, gerente comercial do Extra. No Walmart, somente nos dias 27 e 28, a alta nas vendas destes produtos foi de 50% em relação à média dos outros dias do mês.
As bebidas também foram beneficiadas. No Walmart, as vendas da categoria tiveram alta de 20% devido ao calor. No Rio Grande do Sul, onde a temperatura atingiu os 40ºC, a comercialização de cervejas nos supermercados cresceu 30%, e a de refrigerantes, 15%, segundo informações da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados). Outros produtos que venderam bem foram protetor solar, inseticida e repelente.
A demanda foi tão forte que em algumas regiões houve falta de produtos, o que fez varejistas e a indústria correrem para reabastecer as gôndolas. Mas, com as temperaturas mais amenas desde o início de janeiro, o movimento já começa a se normalizar.
Fonte: Supermercado Moderno