A organização da 26ª Marejada divulgou, nesta quinta-feira (25), números referentes ao público e o consumo de comidas e bebidas durante os 11 dias de festa. Apesar da duração menor, o público aumentou em 62% e mais de 114 mil pessoas passaram pelos portões.
Os shows nacionais incrementaram o público e atraíram 39,8 mil pessoas. Nestes dias, a entrada na festa era liberada e muitos visitantes aproveitavam para conferir a famosa gastronomia da Marejada.
E mais uma vez, a sardinha foi o carro-chefe da edição, com mais de uma tonelada consumidas. Foram vendidos mais 1.230 mil quilos do pescado na barraca sardinheira, que também vendeu 210 tainhas assadas na brasa.
E como não poderia faltar, os doces portugueses também fizeram sucesso entre os visitantes, que consumiram 11 mil unidades de doces variados como Pastel de Belém, Dois Amores e Queijadinha.
O consumo de chope também foi intenso. Ao todo foram consumidos 62 mil copos e 17.772 latas de cerveja no Centreventos. Na parte externa da festa mais 52.398 copos de chope foram consumidos. Ainda durante toda a Marejada foramvendidas 39.993 latas de refrigerante e 10.614 garrafas de água.
Sustentabilidade
A organização também se preocupou com a sustentabilidade, que já rendeu a Itajaí reconhecimento internacional durante a Etapa da Volvo Ocean Race, em abril. Durante a 26ª Marejada, foram recolhidas 8,5 toneladas de material reciclável. Ao longo dos 11 dias de festa, equipes coletaram e separam todo o lixo comum dos produtos que serão reaproveitados, revelando uma preocupação da organização com o meio ambiente e a aplicação de uma estratégia de sustentabilidade que deu certo e, inclusive, foi premiada durante a etapa da Regata de Volta ao Mundo, realizada em Itajaí este ano.
O evento recebeu cerca de 40 ônibus de excursões que vieram de várias cidades de
Santa Catarina e também de outros Estados como Paraná e São Paulo.
Passeio de escuna
Pela primeira vez na Marejada, o passeio de escuna pirata atraiu uma multidão interessada em conhecer o Rio Itajaí-Açu por outro ângulo. O trajeto do píer da Vila Regata até a altura da balsa, na Barra do Rio era feito em uma hora, entre ida e vinda. A bordo, uma equipe de piratas
divertindo o público. Segundo o organizador do passeio, 680 passageiros embarcaram nas viagens durante a festa.
Confira alguns números
Bilheteria dia a dia
11/10 6.443 (Show de Luan Santana 5.063)
12/10 13.128
13/10 20.039 (Show de Turma do Pagode e Vitor e Léo 9.399)
14/10 13.694 (Show de Israel Novaes 1.615)
15/10 1.939
16/10 3.655
17/10 3.140
18/10 14.441 (Jorge e Mateus 11.632)
19/10 5.883 (Belo 2.198)
20/10 22.094 (Fernando e Sorocaba 9.920)
21/10 9.725
Faturamento das Entidades
APAE - R$ 8.250
AVISA - R$ 11.454
CASA DA AMIZADE - R$ 28.696
COMBEMI - R$ 18.102
CORAL VILA LOBOS - R$ 26.476
LAR FABIANO DE CRISTO - R$ 42.637
LIONS CLUBE ITAJAÍ PEDRO PAULO REBELLO -R$ 43.462
LIONS CLUBE ITAJAÍ - VERDE VALE - R$ 38.000
LIONS CLUBE ITAJAÍ CIDADE PORTO - R$ 22.900
LIONS CLUBE ITAJAÍ SUL - R$ 21.607
LIONS CLUBE ITAJAÍ - CENTRO -R$ 14.854,40
LIONS CLUBE PRAIA - R$ 39.132
PARQUE DOM BOSCO - R$ 24.220
ROTARY CLUBE DE ITAJAÍ - R$ 20.944
ROTARY CLUBE DE ITAJAÍ NORTE - R$ 19.500
TOTAL GERAL - R$ 380.234,90
Fonte: RIC SC