De acordo com dados do Pew Institute, adolescentes percebem mais violência que adultos nas mídias sociais.
Pesquisa do Pew Institute divulgada nesta quinta-feira, dia 9, aponta que 85% dos usuários adultos de mídias sociais consideram que as pessoas são, em sua maioria, afáveis na rede. Este índice cai para 69% entre usuários adolescentes. Os que sentem que as pessoas, em sua maioria, são rudes é quatro vezes maior entre adolescentes (20%) que entre os adultos (5%). Do total dos entrevistados, 71% entre os adultos já presenciaram comportamento maldoso ou cruel nas redes sociais. Esse número sobe para 89% entre os adolescentes.
O comportamento mais frequente ao se depararem com comportamento cruel ou divulgação de conteúdo ofensivo é simplesmente ignorar e prosseguir (45% dos adultos entrevistados). Apenas 10% deles se junta ao comportamento, enquanto 21% pede para que o responsável pelo comportamento pare e 22% defende os grupos ou pessoas atacadas.
Efeitos negativos
A pesquisa tem como objetivo identificar o clima emocional entre usuários das redes sociais nos Estados Unidos e o resultado do envolvimento da população com as ferramentas. Entre as consequências negativas relatadas pelos usuários estão “problemas na escola ou no trabalho” (6% dos adolescentes, 3% dos adultos), “agressão física” (8%, adolescentes; 3% adultos), “problemas familiares” (13% entre os adolescentes; 11% entre adultos), “discussão frente a frente” (25% dos adolescentes; 12% dos adultos) e “fim de uma amizade” (22% entre adolescentes e 15% entre adultos).
Fonte: meioemensagem