É o que revela pesquisa realizada pelo Data Popular. Segundo o levantamento, 51,4% dos consumidores brasileiros, antes de realizar compras ou de assinar contratos, apostam no boca-a-boca. Ou seja, têm o hábito de procurar outras pessoas para obter informações sobre produtos ou serviços.
Percebe-se uma maior troca de informações sobre produtos e serviços entre os mais jovens do que entre os adultos ou idosos. Pelo menos seis, em cada dez brasileiros, entre 18 a 34 anos, costumam pedir a opinião alheia. As redes sociais contribuem em muito para essa tendência de troca de informações.
A pesquisa revela também que um maior percentual de mulheres do que de homens procura informações com familiares, antes de realizar compras e contratar serviços. Por outro lado, a busca de opinião junto aos amigos, especialistas e colegas de trabalho é maior entre os consumidores do sexo masculino.
O levantamento foi feito com 1.019 consumidores em 71 cidades brasileiras de todas as regiões, que tiveram demonstrados índices similares no que se refere à cultura comportamental do boca a boca, 56,5% no Nordeste; 52% no Sudeste; 51,8% no Sul; e 49,5% no Norte e Centro-Oeste comentam e consultam outras pessoas sobre marcas, serviços e produtos na intenção de compra.
“O boca a boca faz parte da natureza do brasileiro. Eles são muito influenciáveis pela opinião de familiares e amigos quando pretendem adquirir algum produto caro, ou contratar algum tipo de serviço importante”, conclui Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular.
Fonte: Supermercado Moderno