De acordo com as empresas de cosméticos consultadas pelo jornal Valor Econômico, o batom "cor de boca" e os tons de rosa são os campeões de venda. Os números compravam a preferência das brasileiras. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a maquiagem para boca representou 36,4% da receita da categoria em 2010.
De 2004 até 2010, a venda de maquiagem para boca mais que dobrou. Em 2010, cresceu 9,4% e movimentou R$ 604,4 milhões. E, de cada dez itens comprados, seis eram batons e três eram brilhos labiais. De um ano para cá, a brasileira está usando mais o rosa, diz Juliana Barros, gerente sênior da categoria de maquiagem da Avon. "O rosa era mais usado na região Sul, por causa do tom de pele claro". Agora as morenas também estão aderindo à cor, desde o rosa claro até o "pink".
O "cor de boca rosada" está entre os mais vendidos, segundo Marcos Costa, maquiador da Natura.
Mas o vermelho tem seu lugar. "É um clássico e nunca sai de moda", diz Isabella Wanderley, diretora de marketing de produtos de O Boticário, cujas vendas de batom cresceram 21% em 2011. Para Costa, o público fiel é composto tanto por mulheres clássicas como pelas modernas. A cor é usada predominantemente no Norte e Nordeste, diz Juliana.
De acordo com Costa, a brasileira está inovando cada vez mais nas cores. "Quem gosta de batom, tem uns cinco na bolsa". Mas ainda há muitas mulheres que usam cores cítricas ou outros tons fortes nas unhas e resistem ao batom mais chamativo.
Hoje, elas também buscam um produto que, além de embelezar, hidrata e protege, uma tendência da maquiagem em geral. As empresas têm investido em tecnologia para a criação de fórmulas com filtro solar, hidratante e até produtos que estimulam a renovação celular e melhoram a elasticidade dos lábios.
Fonte: Supermercado Moderno