Na noite de hoje, 15/03/2012, na UNIASSELVI/ASSEVIM, o senhor Célio Boos, ministrou uma palestra, onde o tema era a relação de trabalho envolvendo tecnologia, administração e controle no chão de fábrica da empresa Renaux View, Situada na Cidade de Brusque – SC.
Exclusividade Absoluto Marketing
Conforme Diz, produzir é extrair os melhores resultados para um produto final, um esforço, uma direção única onde toda a empresa está representada e dependente naquele momento, onde todas as suas garantias devem ser asseguradas e a sua qualidade não pode variar. Para auxiliar o processo de produção, a matéria prima é outro fator muito importante, devendo ela ser com procedência, e acima de tudo na quantia exata da necessidade e da capacidade de produção, evitando com isso gargalos produtivos e percas desnecessárias de tempo.
Algo que deve ser levado sempre em consideração é que por mais qualificado, eficiente e de ultima geração que qualquer equipamento possa ser, o fator de produção depende e sempre dependerá do fator humano, só que com um enfoque diferente e muito mais concentrado, onde perdemos o título de operários e passamos a ser técnico nas funções que desempenhamos, além de existir muito forte a questão da personalização que exige maior artezanalidade , que com isso ocupa mão de obra humana.
Outro fator importante da empresa é o maquinário, onde cada vez mais se tornam presentes recursos tecnológicos ocasionando a evolução das máquinas, auxiliando o artifício da produção, que sai dos recursos unicamente humanos e entra no conceito de máquina, onde podemos tirar proveito dela, em questões como fadiga e espaços vazios de produção, além de precisarmos cada vez mais conhecer a máquina e saber se ela está atendendo de forma satisfatória as necessidades da minha empresa.
A mão de obra por sua vez se torna cada vez mais qualificada, pois não se é mais necessário apenas força ou um simples ser humano que cumpra uma jornada de trabalho, os recursos estão cada vez mais se voltando a tecnologia, o que requer um mínimo possível de conhecimento e entendimento desta área, aliada a isso – a capacidade de cada ser – a vontade do pessoal da área produtiva precisa superar desafios diários, sendo muito valioso para o seu desenvolvimento a manutenção de suas metas e da garra Necessárias para se vencer uma guerra a cada dia, fazer dos desafios da empresa seus próprios desafios. Outro ponto que está diferenciando o profissional atual é o total conhecimento do seu produto, desde a chegada da matéria prima até a conclusão do processo, seus diferenciais, suas qualidades e se possível exprimir suas sensações de poder ter/usar o produto.
Diferenciais interessantes também foram levantados, como no exemplo onde ele sente-se receoso quanto ao uso das tecnologias como computadores, por uma lógica simplista mas que pode fazer sentido, como quando exemplifica a geração humana, que leva 25 anos para se formar (níveis acadêmicos e como pessoa), e com isso podemos esperar que a geração de computadores ainda não atingiu a maturidade necessária para ser completamente a única forma, pois não temos sua vivência completa, e vivemos sua maior explosão tecnológica e precisamos entendê-la para poder tirar maior proveito dela.
A chave do Sucesso, segundo Boos, é gostar do que faz, e fazer por gostar, trabalhando conceitos de motivação e auto-estima próprios, todos os dias, criando níveis a serem atingidos e padrões de qualidade a serem superados.
Como controlar Máquinas pessoas e produtos:
Temos alguns indicadores que servem de níveis para que consigamos controlar, dirimir e analisar cada um:
Temos alguns indicadores que servem de níveis para que consigamos controlar, dirimir e analisar cada um:
- Disponibilidade de máquina: saber os seus limites entre capacidade produtiva e os prazos pré-estabelecidos;
- Aproveitamento de maquina: ter uma eficiência mínima exigida, (no caso da Renaux View de 90%) entram na conta fatores como clima, por exemplo;
- Absenteísmo: Ausências, faltas e reposicionamento de funcionários para manter a produção;
- Turn over – análises de rodízio interno
As empresas de modo geral precisam entender que as gerações mudaram, como exemplificado pela palestra, gerações de baby boomers estão na casa dos 50 anos de empresa, e mesmo assim estão correndo atrás do prejuízo e estão se especializando e mostrando que ainda tem gás para o que fazem, as gerações estão na batalha para arrancar sua fatia deste mercado cada vez mais disputado. Supervisores cada vez mais envolvidos com as pessoas e os processos, com transparência e honestidade além de grande censo de justiça que valorizam a imagem de qualquer que tenha essas características, podendo até ser um dos fatores de diminuição da alta rotatividade atual.
Celio Boos – 50 anos de serviços na Renaux View, situada na cidade de Brusque – SC. O Senhor Célio nasceu em 1940 e está com 72 anos, entrou na empresa em 02 de janeiro de 1962, e teve seu registro efetuado em 01 de março daquele mesmo ano. Ele continua trabalhando na Empresa.