O que realmente faz com que uma marca seja unica e reconhecida em qualquer parte do mundo é a simplicidade de sua face (logo), aliado a qualidade do seu produto. de que forma podemos identificar isso?
simples:
A Coca Cola é um bom exemplo de produto com uma estampa simples, mas com uma formula unica, resguardada a sete (senão 8) chaves, além de ter um sabor inconfudível, mas se o seu produto não for a Coca Cola, a dica é a de sempre inovar os seus produtos não os tornando obsoletos no mercado de consumo, lembre sempre:
"empresa que para no tempo, não acorda em tempo de assistir a realidade."
As empresas precisam estar focadas no desenvolvimento do mercado consumidor, vamos a um exemplo prático:
Essa foi uma das febres mundiais em um periodo onde a fotografia era novidade, e uma maquina que tirava a foto e a deixava pronta no momento era sensação, até ai uma jogada comercial perfeita, mas eles não tiveram censo de perceber que aquele mercado estava sendo sugado e evoluído para as maquinas digitais que não imprimiam a foto, mas permitiam reparos rápidos, armazenamento digital e uma série de funções inovadoras e mais baratas que a polaroid.
Outro exemplo vívido é o da Kodak, lider no setor falido: filmes para maquinas analógicas. mas a história da Kodak se difere da Polaroid, no momento em que a Kodak se joga também no mundo digital (com um atraso), lançando cameras digitais a preços acessíveis no mercado de consumo.
marcas globais são muito mais visadas nos mercados onde se instalam, mas tem um poder se tornarem obsoletas mais rapidamente do que marcas locais e distribuidas sazonalmente.
vamos ao caso do Brasil:
A Coca-cola tem um sabor inconfudivel, porém possui um concorrente não dentro do sabor cola, mas que incomoda muito no ponto de venda, merchandaising, e no faturamento também, o Guaraná Antartica:
Outro bom exemplo de alterações globais é o proprio Guaraná Antártica que possui diversas versões do seu produto, como ice, guaraná com açai, guaraná zero, guarah entre outras, além de promoções diferenciadas de midia, como o Guardiões - a série, promoções em realitys como Busão do Brasil e Big Brother, alem de ser uma marca fortemente difundida dentro do Brasil e américa latina.
Mesmo o Guaraná Antartica ser da Pepsico uma empresa multinacional, ele é original do Brasil, desenvolvido e produzido aqui! e bem como a Coca Cola a formula é guardada a sete chaves.