A busca pelo sucesso nas organizações depende muito da cabeça e do gênio muitas vezes do seu patriarca, que dependendo dos atos pode levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso por seu jeito de ser.
o principal problema dentro de organizações familiares é justamente a participação assídua de entes da familia que muitas vezes tem pouca (ou nenhuma) competência para desenvolverem a atividade, e é ai que mora o perigo, pois empresas assim não tem uma gerência efetivamente, e acabam fazendo vistas grossas para esses "deslizes", e como já se deve saber,
"clientes não são pai e nem mãe de ninguém, ou seja, não fazem vista grossa para erros durante seu atendimento."
As principais barreiras a serem vencidas são realmente essas, perder o foco do familiar e pensar na empresa, com foco no cliente, que muitas vezes não está nem um pouco interessado em quantas gerações a empresa esta na familia, ou no nome de sua esposa, ou pior ainda, nos problemas da sua familia.
Você esta ali para ouvir os problemas de seus clientes e não para dar a ele mais um. não espere que um cliente chore com você algo triste que ocorreu em sua casa, mas chore com os ocorridos na dele.
a empresa precisa adotar certo barramento destas relações familiares quanto aos seus clientes, a união dos fatores expostos acima retratam a principal forma de como as empresa agem ou deveriam agir perante sua empresa, a união das três instituições principais do negócios é o primórdio de um bom negócio gerido pela propria familia, pois a empresa acima de tudo é da familia e precisa este ser um fator no momento de expressar os pilares da empresa.
além de a empresa ser familiar, se for possivel sempre é bom ter um funcionário que não tenha ligação com a empresa, para que a partir deste seja possivel reparar erros que muitas vezes os familiares não vêem, agregando assim valor no seu empreendimento
Exato. è correto que a família é sempre a base de tudo, mas não é desculpa para se perder o foco, afinal o principal objetivo de uma empresa é adquirir clientes e agradá-los, por isso é necessário saber separar família e negócios.
ResponderExcluir