O SBT está completando neste domingo, 19 de agosto de 2012, mais um
aniversário. A emissora criada por Silvio Santos chega aos 31 anos
mantendo seus propósitos de apostar em uma programação diferenciada,
inovadora e em franca recuperação de sua audiência.
Em sua inauguração, em 1981, o SBT levava o nome de TVS. Era a
realização de um sonho que Silvio tinha há muitos anos e que tentava
alcançar havia mais de 10.
A sua principal proposta era lançar uma emissora nacional, popular e
com uma grade que apostasse na diversão e entretenimento por meio de
programas de auditório, desenhos e filmes, diferenciando-se da Globo,
que se sustentava em novelas, jornalismo e esportes. Em 30 anos, o SBT
estabeleceu diversas parcerias com produtoras de conteúdo
internacionais, como a Warner, Disney, Televisa e outras.
Com poucos anos no ar, a nova emissora já chegava aos 30% de
participação no Ibope e deixou para trás canais que já estavam
consolidados há muito mais tempo, como a Record. Neste período, vários
artistas se destacaram como Flávio Cavalcante, Moacyr Franco, a
revelação de Gugu Liberato, Raul Gil e o palhaço Bozo.
O SBT marcou a infância de várias crianças de inúmeras gerações.
Nomes como Angélica, Eliana, Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, seriados
como "Chaves" e "Chapolin" e novelas como "Chiquititas" e as versões
importadas de "Rebelde" e "Carrossel" marcaram o público. E desde maio,
mais uma vez, a emissora volta a acertar ao agradar às crianças e se
destaca com a versão brasileira de "Carrossel".
De 2006 para cá, o SBT passou a perder força na disputa pela
audiência. Os investimentos pesados da Record, que começaram em 2004 e
que tinha como propósito se aproximar da Globo, fizeram com que a
emissora de Silvio Santos passasse a enfrentar problemas nos números. Em
fevereiro de 2006, o SBT perdeu a vice-liderança para a Record na
Grande São Paulo e meses depois o jogo virou à favor do canal de Edir
Macedo no mercado nacional.
Em 2009, o SBT sofreu mais um baque. Silvio Santos havia perdido
Gugu Liberato para a Record, que lhe fez uma proposta milionária e com
condições de trabalho que lhe eram mais favoráveis. Para compensar a
perda, o empresário fez uma série de desfalques à Record, como Eliana,
Roberto Justus, Paulo Franco, Tiago Santiago, Roberto Cabrini, Richard
Rasmussen, entre outros. Em 2012, parte desses profissionais já haviam
se desligado da emissora, como foi o caso de Paulo Franco e de Roberto
Justus.
Já em 2011, em uma festa comandada por Daniela Beyruti e Fernando
Pelégio, um dos principais diretores da emissora, houve promessas de
investimentos em uma programação que agradasse mais a nova classe C, que
vem crescendo cada vez mais. O formato popular, que consagrou o SBT
nestes 31 anos de história, deve ser mantido.
Os resultados iniciais dos investimentos foram bastante positivos.
Em maio deste ano o SBT voltou a subir e, com o sucesso de "Carrossel",
conseguiu impulsionar a sua faixa noturna - a qual a Record estava mais
bem consolidada. A queda da rival em horários estratégicos como as 19h e
22h, com a nova temporada de "Rebelde" e com a mal-sucedida "Máscaras",
prejudicou ainda mais a situação da emissora, que passou a disputar
décimo a décimo com o SBT pela vice-liderança.
Para comemorar o crescimento e o aniversário, o SBT lançou nesta semana uma nova campanha publicitária.
Com o mote "#Compartilhe, a emissora pretende mostrar que a vida
foi feita para ser compartilhada. "Foi compartilhando a alegria com os
brasileiros, que o SBT construiu a TV mais feliz do Brasil. Essa alegria
é hoje uma das marcas registradas da emissora. Está no bom humor dos
apresentadores, no conteúdo dos programas, no profissionalismo da equipe
e na seriedade dos jornalistas", diz um comunicado do SBT.
A rede ainda desenvolve: "Compartilhando, ideias ficam maiores,
gargalhadas ficam mais divertidas, aventuras ficam mais emocionantes,
torcidas ficam mais unidas, notícias ficam mais poderosas. Por isso,
daqui para frente, o SBT quer fazer ainda mais, parte da vida dos
brasileiros. Compartilhe suas ideias, suas opiniões, seus sonhos. A
maior alegria do SBT é poder compartilhar com os telespectadores".
Um novo estilo de chamadas também foi lançada neste domingo (19).
Fonte: Na Telinha