O Conar - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - fez uma advertência à Skol por causa de sua campanha na última Páscoa envolvendo o "Redondinho", apelido que recebeu o ovo de Páscoa lançado pela cerveja.
Os anúncios "Skol - Vem aí a Páscoa Redonda" e "Skol - Ovo redondo", veiculados em mídias sociais, foram julgados na reunião do Conselho nesta semana, depois que alguns consumidores reclamaram do alto risco da campanha em função da atração que ovos de Páscoa exercem sobre menores de idade.
Nos filmes que promovem o chocolate trufado, uma mulher aparece supostamente preparando a receita dos ovos, em que a cerveja é um dos ingredientes. A composição da receita mostrada nos comerciais, não foi, em si, colocada em debate pelo Conselho.
O ponto central da discussão, segundo o Conar, foi a possível influência da ação em crianças e adolescentes, inclusive devido à veiculação em mídias sociais. Por força de lei, esse público é proibido de consumir bebidas alcoólicas.
Em sua defesa, a Skol argumentou que o próprio Facebook, plataforma onde os comerciais foram publicados, já exige um limite mínimo de idade de seus usuários. Além disso, a cerveja explicou que os filmes não exibiam nenhum elemento específico do universo infantil.
Os conselheiros presentes na reunião consideraram que ovos de Páscoa poderiam, sim, sensibilizar menores de idade sobre o consumo da bebida alcoólica, mas ponderaram que o mesmo poderia acontecer com ovos recheados com licor, por exemplo, além de levar em conta que ovos de Páscoa não são, de fato, ícones específicos da infância - como carrinhos, bonecas e outros brinquedos -, apesar de chamarem a atenção também deste público.
Por fim, o conselho entendeu que não se trata de um caso merecedor de suspensão ou alteração de anúncios, e sim de uma abordagem com alto grau de risco, que exige mais cuidados no futuro, achando por certo emitir uma advertência ao anunciante.
Fonte: Época