O Instituto para Políticas de Mídia e Comunicação da Alemanha divulgou o ranking de 2012 com os 50 maiores grupos de mídia do mundo. Para a lista forem consideradas as estratégias e o foco das corporações na criação de conteúdo impresso, televiso e online e multplataforma.
Para o ranking, o instituto não considera o faturamento total do grupo, mas sim a parte referente aos produtos e canais de mídia. Na lista, a única companhia brasileira presente é a Rede Globo. Segundo o instituto, a Rede Globo tem uma receita anual de mídia de € 4,7 bilhões.
No topo da lista aparece o grupo que reúne a Comcast, NBC e Universal, que conta com uma receita anual de € 40,1 bilhões com mídia. Em segundo lugar ficou a Walt Disney Company, com uma receita de € 29,4 bilhões e em terceiro o Google. Das dez primeiras empresas da lista do Instituto, sete são norte-americanas.
Confira as 20 maiores corporações de mídia do mundo – e suas respectivas receitas – segundo o Instituto alemão.
Nº
|
Agência
|
Faturamento
|
1
|
Comcast/NBC
Universal/LLC (EUA
|
€
40,1 bilhões
|
2
|
The Walt Disney Company
(EUA)
|
€ 29,377 bilhões
|
3
|
Google
Inc. (EUA)
|
€
27,231 bilhões
|
4
|
News Corp. (USA)
|
€ 23,998 bilhões
|
5
|
Viacom
Inc. (EUA)
|
€
20,948 bilhões
|
6
|
Time Warner (EUA)
|
€ 20,815 bilhões
|
7
|
Sony
Entertainment (Japão)
|
€
16,514 bilhõeS
|
8
|
Bertelsmann AG
(Alemanha)
|
€ 15,253 bilhões
|
9
|
Vivendi
S.A (França)
|
€
12,486 bilhões
|
10
|
Cox Enterprises Inc.
(EUA)
|
€ 11,013 bilhões
|
11
|
Dish
Network Corporation (EUA)
|
€
10,092 bilhões
|
12
|
Thomson Reuters
Corporation (EUA)
|
€ 9,919 bilhões
|
13
|
Liberty
Media Corp. (EUA)
|
€
9,080 bilhões
|
14
|
Rogers Comm. (Canadá)
|
€ 9,031 bilhões
|
15
|
Lagardère
Media (França)
|
€
7,657 bilhões
|
16
|
Reed Elsevier PLC
(Inglaterra)
|
€ 6,902 bilhões
|
17
|
Pearson
plc (Reino Unido)
|
€
6,754 bilhões
|
18
|
ARD (Alemanha)
|
€ 6,221 bilhões
|
19
|
Nippon
Hoso Kyokai (Japão)
|
€
5,996 bilhões
|
20
|
BBC (Inglaterra)
|
€ 5,584 bilhões
|
Fonte: Meio&Mensagem