Encotre Aqui!

11 de janeiro de 2012

Hipermercado BIG ou Supermercados Archer: Quem Vence Essa Parada?

As diferenças entre as duas redes começam grandes, tanto no foco como na forma de atuação. As duas empresas, mesmo com pouco tempo de convivência, já tem alguns pontos de destaque, que definem o caráter de atuação:


Organização: O Hipermercado BIG trabalha no formato de otimização de espaços, que por vezes prejudicam e muito a mobilidade dentro da área de venda, comprometendo a qualidade no serviço oferecido, ponto positivo dentro dos Supermercados Archer, que contam com divisão setorizada de seus produtos e com espaços mais circuláveis.
 A vantagem para o BIG: maior variedade de itens a disposição do cliente, maior Exposição e possibilidade de redução de depósito
A vantagem para o Archer: Maior organização dos produtos, melhor disposição dos itens na gondola e maior comodidade para compra.

Produtos: O Hipermercado BIG e os Supermercados Archer trabalham com o mesmo ramo de produtos, com a limitação para o Super em relação a linha branca e os eletro eletrônicos oferecidos no Hiper, outro ponto que ficou bem claro é a concorrência por preço, algo que é muito benéfico para o consumidor mas que pode, se mal dimensionado eliminar a concorrência, mas pelo que está sendo empregado as duas empresas não estão colocando preços exorbitantemente baixos para não perder ou para conquistar clientela.

Localização: o BIG, enquanto novidade não sente, mas passado o frisson, a sua localização pode se tornar um impeditivo para clientes, que não são acostumados a se despender a localidades distantes para efetuar suas compras. Mas como tudo pode mudar, mantendo atrativos, pode tornar-se ponto estratégico. Os Supermercados Archer são tradição em Brusque, com 4 filiais e a Matriz Sendo na Cidade, todas em pontos estratégicos, diferencial da Rede, mas somente isto não garante clientes e nem faturamento, mas isso também não é o problema, pois as lojas da rede num geral contam com uma infraestrutura muito boa.

Infraestrutura: 
Supermercados Archer: Conta com uma boa infraestrutura, dispõem de climatização em algumas filiais, estacionamento próprio, disponibilidade de conveniências como farmácia, Videolocadora, Cafeteria Perfumaria e Livraria Anexa (Filial 03), Ambiente Agradável, limpo (esteticamente falando), Organizado e Confortável.

Hipermercado BIG (Brusque): Conta com uma Infraestrutura Voltada ao Preço (dispensando acabamentos como Forros, Pisos Cerâmicos, etc.), mas que não diminuem a qualidade, porém a confusão muitas vezes agregada a variedade de itens dificultam a mobilidade, mas nada muito preocupante, o que mais pesa no BIG é a questão da comodidade e do conforto, sendo uma loja voltada para ser campeã no preço baixo, pecam quando o assunto é atender clientes que visam qualidade nos serviços.

Visão Geral:
Campo de Atuação sempre vão existir para ambas as empresas, mas como estamos fazendo um comparativo precisamos minuciar alguns pontos que tornam-se decisivos para definir o local para fazer suas compras.

Quem busca preço e que não é muito ligado a organização e segmentação continuada de produtos (Explorar produtos semelhantes Como Carnes e itens de Churrasco) o BIG se torna opção, por oferecer preços bons em alguns itens. Pesa muito o fato de ser uma grande rede, pois consegue trabalhar alguns preços muito abaixo dos de mercado, mas calma, eles também não operam milagres, muitos itens se igualam ou são mais caros que os da concorrência.

Já quem busca fazer compras com a Família, poder desfrutar de uma infraestrutura melhor organizada para uma maior permanência do clienta na loja, os Supermercados Archer são uma opção muito interessante, pois contam com esses recursos, aliados de um atendimento de qualidade e experiencia nos modos da população local, algo que é muito valioso por hora, mas que não será garantia de clientela por muito tempo, pois a concorrência terá que correr atrás do prejuízo.

As duas Empresas trabalham em focos diferentes de atendimento, são concorrentes, porém com armas diferentes, o que atinge uma é a fraqueza da outra, mas como dizem é no confronto que se tornam fortes, e sendo assim, não queremos defender nenhum dos dois lados, cada um é bom na sua área, queremos apenas  identificar seus pontos de destaque, tanto positivos como negativos para que os consumidores possam formular a sua opinião.

E você? o que acha? deixe sua opinião.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Espaço Aberto para comentários...

    Vamos conhecer a opinião de cada um,
    vamos ver esquentar a discussão

    ResponderExcluir
  2. bem isso mesmo, todo mundo tem seu espaço..






    Carol =)

    ResponderExcluir
  3. Em questão de horti fruti, o Archer está com a qualidade bem baixa (pouca variedade e muito estragadas). E limpeza também não está aquilo tudo não em algumas lojas!!!
    Já o BIG está com um péssimo atendimento, perde frouxo do Archer.

    ResponderExcluir
  4. o Archer é uma mercearia perto do Big. Sem mais.

    ResponderExcluir
  5. OS DOIS TEM SEUS LADOS POSITIVOS E NEGATIVOS,MAS NO ATENDIMENTO OS DOIS TEM MUITO Q APRENDER,SÓ VEJO PESSOAS MAL HUMORADAS PARA ATENDER OS CLIENTES,ESSA É MINHA OPINIÃO.

    ResponderExcluir