Demarketing e uselling são dois conceitos que designam coisas diferentes.
Enquanto o demarketing visa a diminuição de uma demanda de um produto ou serviço a partir de elevação do preço, corte de gastos com divulgação com o objetivo de ter uma venda que seja compatível com a produção do produto.
Já o unselling é uma estratégia usada para destruir a imagem de uma marca, serviço ou produto por serem nocivos ou prejudiciais à saúde.
COMO FUNCIONA O DEMARKETING?
Da mesma forma que o marketing utiliza suas ações para promover um produto o demarketing usa para removê-lo da esfera de interesse e assim regular a demanda com a oferta possível.
Isso pode ocorrer porque a empresa não consegue crescer na mesma velocidade que a demanda pelos seus produtos ou para que se possa desincentivar o consumo de um determinado produto por outro que é mais moderno, como no caso do DVDs que cada vez menos são divulgados para dar espaço no mercado ao Blue Ray.
O UNSELLING
A estratégia do unselling é normalmente utilizado por entidades governamentais e não governamentais que cuidam dos interesses da saúde da população com o objetivo de desencorajar o uso de drogas, álcool e outros produtos que causam males à saúde.
Seu objetivo é demonstrar que, apesar de no passado e na informalidade produtos como o cigarro e o álcool serem colocado como ícones de status e de felicidade, na realidade eles prejudicam a saúde. Mostrando os acidentes causados pelos motoristas embriagados e as doenças causadas pelo cigarro desencorajam o uso desses produtos.
Outra estratégia de unselling importante é os avisos que são obrigatórios nas embalagens de cigarro no Brasil e em diversos países do mundo, as imagens e campanhas que vem vinculadas na parte de trás das embalagens, fazendo com que muitas pessoas se sintam desencorajadas a comprar esse produto.
Fonte: Fonte do Saber