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8 de março de 2012

Novas Mulheres: A Internet em Casa


Mesmo com os percalços, a propaganda começa a colecionar exemplos bem-sucedidos de ações para esse público. Com o objetivo de potencializar a pequena verba existente e promover a linha de sabonetes Alma de Flores com impacto na região Nordeste, a Escala criou o concurso “Fazendo da Consumidora uma Estrela” entre as consumidoras do produto para escolher aquelas que seriam as “estrelas” de um comercial de TV, dançando e cantando o jingle da marca, previamente popularizado por intermédio do rádio. O resultado foi a participação em massa das consumidoras de Salvador, Recife e Fortaleza, gerando enorme boca a boca e excelentes índices de vendas.
“Para a classe C temos um trabalho constante de marca muito mais complexo e a fidelização é muito mais difícil. A consumidora não compra a marca, mas o produto. Preço não é mais o único elemento de definição de escolha. Em alguns casos, ela prefere comprar o mais caro se a relação de custo-benefício valer mais a pena, principalmente em produtos de alimentação, higiene e limpeza”, afirma Daniela Schmitz, sócia-diretora da Escala.

No ano passado, a Escala também criou dois cases exemplares para a mulher da classe C para divulgar a sandália Grendha. Um deles foi estrelado pela cantora Ivete Sangalo e rodado em Lisboa. O outro teve como protagonista Shakira, que filmou em São Petersburgona, Rússia, e serviu para lançar a coleção que leva o nome da estrela internacional.

Fabiano Rodrigues, sócio e vice-presidente de operações da agência underDogs, é outro profissional que estuda em detalhes o comportamento da mulher da classe emergente, como os horários em quem navega na rede mundial, o ambiente em que está logada, o perfil de suas compras, o que faz de diferente das outras internautas e a importância do bom preço. “O valor dos produtos é fundamental, mas tem que estar agregado a outra comodidade, como a entrega mais rápida e uma boa condição de pagamento”, conta Rodrigues. Graças a pesquisas e testes, ele consegue saber em que horário da noite essa consumidora volta para casa e até se está na cama comprando pelo celular. “Nos concentramos nessa faixa horária para aparecer para ela”.

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