Segundo levantamento da empresa de pesquisa Nielsen, as vendas desses aparelhos no varejo subiram 179% na comparação entre o fim de 2011 e o de 2010. O mercado de celulares como um todo cresceu 26% no País. Os aparelhos com recursos avançados representaram 7,5% de todos os celulares vendidos nas redes varejistas, mais que o dobro dos 3,4% registrados em 2010.
De acordo com Thiago Moreira, diretor de telecom da Nielsen, o aumento da demanda foi resultado da queda de 33% no preço dos smartphones ao longo de 2011. O resultado contrasta com um aumento de 4% no preço médio dos celulares vendidos no Brasil, em função da variação do câmbio e da inflação registrada no período.
Moreira explica que dois fatores contribuíram para a redução dos preços dos smartphones. O primeiro deles é o crescimento na venda de aparelhos com planos pós-pagos. Como esses aparelhos contam com subsídio das operadoras, seu preço é mais baixo, o que tem impacto no valor médio dos dispositivos. "As operadoras começam a enxergar a força do varejo e têm criado ofertas que agradam ao consumidor", diz.
A maior oferta de aparelhos equipados com o sistema operacional Android também mexeu com o mercado. Durante o ano, fabricantes como Motorola, Samsung, LG, ZTE e Huawei colocaram no mercado aparelhos com diferentes configurações e, principalmente preços, o que atraiu a atenção dos consumidores.
Fonte: Supermercado Moderno