A guerra de patentes é uma constante para a Apple e Samsung, que vivem às turras com processos (ameaçados ou concretos) sobre direitos de propriedade. Desta vez, apesar do cenário ser o mesmo (indústria de sistemas operacionais e softwares correlatos), a contenda é entre dois estreantes nesse campo: Yahoo e Facebook. Um dos grandes portais de mídia, de um lado, e a maior rede social do planeta, de outro, estão envolvidos numa disputa por patentes. O Yahoo exige que o Facebook pague licença por uso de tecnologias de publicidade que, conforme o portal, envolvem entre dez e 20 diferentes patentes. Segundo a Reuters, isso pode fazer com que as empresas de mídia comecem a ser envolver em disputas judiciais em torno de direitos assim como ocorre na área de tecnologia.
O valor que o Yahoo pede ao Facebook não foi revelado. O portal sinaliza que não hesitará em levar o Facebook à Justiça caso a rede social não pague as licenças. Coincidentemente, a iniciativa do Yahoo acontece justamente quando o Facebook se prepara para fazer sua IPO (oferta pública inicial), pela qual as estimativas preliminares avaliam a rede social em US$ 100 bilhões.
De acordo com o jornal The New York Times, as licenças se referem a tecnologias de personalização de sites, redes sociais e mensagens e afetam, conforme a Reuters, principalmente o serviço de anúncios Facebook Ads, além do feed de notícias.
No histórico da guerra de patentes, em 2003, o Yahoo, que havia comprado a Overture, empresa de publicidade para motores de busca, processou o Google. Em 2004, o Yahoo venceu o processo e embolsou 2,7 milhões de ações do Google, antes da IPO do maior buscador do mundo.