Nesta terça-feira, o McDonald's Brasil abriu as portas para jornalistas e blogueiros no complexo de Food Town, ou Cidade do Alimento, em São Paulo, e se posicionou com relação à denúncia do chefe britânico Jamie Oliver sobre a utilização de hidróxido de amônio em seus hambúrgueres. Segundo Alessandra Ber, gerente de comunicação da Arcos Dourados - empresa que opera a marca em toda a região - "a receita brasileira é feita com 100% de carne bovina".
O gerente de suprimentos da marca, Gustavo Faria, reforçou a ideia dizendo que o Brasil nunca utilizou o componente. Quando perguntado se a empresa brasileira sabia da existência do componente na receita americana, uma vez que segue diretrizes padronizadas no mundo inteiro, Gustavo respondeu afirmativamente. No entanto, ressaltou que, embora sigam uma receita padrão, algumas particularidades variam de acordo com o país. "No Brasil, isso nunca foi utilizado."
possível produção de hambúrguer |
Entenda o caso
No final do último mês de janeiro, a mídia internacional repercutiu os resultados da crítica feito pelo chef de cozinha e ativista Jamie Oliver, que declarou em seu programa de TV que a rede de fast food usa hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos.
Na ocasião, Oliver declarou: "estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos", disse Oliver. "Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?". Após o episódio, a empresa anunciou que mudaria a receita do hambúrguer.
FonteTerra
Confira o Vídeo do Conexão Culinária Tratando sobre o tema: