Encotre Aqui!

28 de fevereiro de 2012

Consumo Brasileiro Deverá Ultrapassar os 13% em 2012


O estudo Pyis Consumo, divulgado hoje pelo Ibope Inteligência, mostra que o consumo no Brasil deve atingir R$ 1,3 trilhão neste ano, o que equivale a cerca de 30% do PIB Brasileiro e, caso confirmado, representará alta de 13,5% em comparação com 2011. O maior potencial de expansão foi registrado na região Norte: 26,1%. Na sequência aparece o Nordeste, com 24,1%, seguido da região Sul (19,7%).  O Centro-Oeste deve crescer 19,4%, enquanto o Sudeste, principal mercado de consumo do País, a expansão projetada é de 6,5%.


Segundo Antônio Carlos Ruotolo, diretor de geonegócios do Ibope Inteligência, atualmente a região Norte, com 8,4% da população, representa apenas 5,2% do consumo do País. Nas demais regiões, a divisão fica assim: Sudeste com 42% da população e 53,5% do consumo, e Sul, com 14,3% da população e 16,4% do mercado. Com 27,8% da população brasileira, o Nordeste responde hoje por 15,7% do consumo, enquanto o Centro-Oeste, onde vivem 7,4% dos brasileiros, concentra 9,1% do consumo.

A estimativa do Ibope para o crescimento por região em 2012 é de 26,5% no Norte, 24,1% no Nordeste, 19,7% Centro Oeste e 6,5% no Sudeste.

De acordo com o estudo, as classes A e B absorvem mais de 50% de tudo o que é consumido na maior parte dos grupos pesquisados. A classe A, que ocupa 2,6% dos domicílios brasileiros lidera, com folga, o consumo de CDs e DVDs (27,3% do total da categorias). Combustível e ensino são os principais gastos da classe B, que representa 58,3% das despesas de cada um desses grupos. Metade do consumo com tabaco e aceessórios é realizado pela classe C, assim como carnes e derivados, mercearia e matinais.

Os produtos essenciais consumidos pela classe C são: alimentos, vestuário e eletrodomésticos. Segundo Ruotolo, a sofisticação entre esse público se reflete na compra de itens como TV, som e vídeo. "Esse cenário tende a se repetir nos próximos anos". "Se o PIB continuar crescendo e o desemprego permanecer baixo, em três anos, haverá uma forte migração da população da classe C para a B. E aí haverá uma mudança radical no comportamento do consumo", diz.

Vamos a alguns dados da economia e as perspectivas para o ano de 2012
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário