O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL dependendo do método de preparação.
Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja. Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil.
Segundo informações da Abic, o consumo de café no Brasil cresceu 3,11%, para 19,72 milhões de sacas, entre novembro de 2010 a outubro 2011.
O consumo ficou abaixo da expectativa do setor anunciada no início do ano passado, de 20,27 milhões de sacas. A Abic ainda informou que o consumo per capita de café torrado no Brasil no ano passado atingiu recorde de 4,88 quilos.
Já em 2010, o volume de café consumido no País foi de 4,81 quilos. Mas para 2012, a Abic projeta um crescimento de 3,5%, o que elevaria o consumo para 20,4 milhões de sacas.
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos Estados Unidos.