A alta de 33% nas vendas de macarrão instantâneo no Brasil, que passaram de R$ 1,4 bilhão em 2007 para R$ 1,8 bilhão em 2011, embasa o plano da japonesa Nissin Ajinomoto de fortalecer ainda mais a liderança da marca Miojo, dona de 60% do mercado nacional. De acordo com informações antecipadas na edição dessa sexta-feira, 16, pelo jornal Folha de S. Paulo, a empresa vai investir R$ 46 milhões na construção da sua segunda fábrica no Brasil.

Em entrevista concedida par o meio & Mensagem em 2011, Alessandra Elias, gerente de marketing da Nissin, já havia sinalizado a ampliação das linhas de produtos e da distribuição da marca, especialmente para o Nordeste, por meio da Ajinomoto, com quem mantém uma joint venture. O plano, segundo ela, é chegar também em outros países da América Latina.
O mercado
As vendas de massas alimentícias cresceram 3,5% no Brasil em 2011, para R$ 6,1 bilhões, puxadas especialmente pelas massas instantâneas (5,9%) e frescas (18,2%). Os dados coletados pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), em parceria com a Nielsen, mostram, no entanto, que as massas secas ainda detêm a preferência do consumidor, com um acréscimo de 9,6% nas vendas, o equivalente a R$ 3,7 bilhões em 2011. O Brasil é hoje o terceiro maior produtor de massas alimentícias do mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos.
Fonte: Meio&Mensagem