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9 de outubro de 2011

Exclusivo: Entrevista Com Gerente de RH Supermercados Archer - Geração X e Y



Entrevistamos a Gerente de RH da Empresa de Supermercados Archer S/A de Brusque - Maria Lucia Macedo -  que se destaca como um dos maiores Supermercados do País e 3º no Segmento de Santa Catarina. Ela nos Conta Como é Encarada a Nova Geração em Detrimento de alguns valores morais da população, sendo um deles a fidelidade ao seu local de trabalho.

Nesta entrevista, ela explica e dá algumas dicas do que realmente é analisado em uma entrevista de admissão. ótima oportunidade para quem está em busca de uma colocação profissional e precisando de alguma ajuda para melhorar o seu ambiente de trabalho!




Absoluto!: Quais as principais características que o profissional atual precisa ter para ser bem sucedido no mercado de trabalho?

Lucia: Em minha opinião o profissional tem que ter algumas competências técnicas - que são conhecimentos específicos como nível acadêmico ou formação em determinada área, ou seja, os requisitos necessários para o desempenho do cargo; e competências comportamentais que são características singulares que cada pessoa apresenta diante de uma situação e que pode variar de indivíduo para indivíduo. Assim, características como flexibilidade, facilidade de relacionamento interpessoal, dinamismo, comprometimento, iniciativa, visão, pro - atividade são algumas das características que acho importante.

Absoluto!: Dentre todas as qualidades necessárias para o profissional, quais foram os requisitos que foram perdendo espaço com o tempo e quais foram realçados, sendo, por vezes responsáveis pela decisão de escolha?

Lucia: Acho que as competências comportamentais como: respeito, comprometimento, ética e outros princípios. Tudo isso ocasionou também falta de interesse pela qualificação profissional.

Absoluto!: A alta rotatividade é algo que preocupa os principais gerentes de RH das principais empresas do país. Esse é considerado um mal da nova geração, a conhecida geração Y. pois bem, em sua opinião, essa é uma tendência negativa que cada vez mais estará presente no cotidiano das empresas, e como as empresas podem se preparar para evitar que isso aconteça?

Lucia: A geração Y é a primeira geração da história a ter maior conhecimento do que as anteriores de uma área essencial que é a tecnologia. Convivendo com a diversidade das famílias multifacetadas, tendo passado a infância com a agenda cheia de atividades, rodeadas de aparelhos eletrônicos, as pessoas dessa geração são multitarefas, vivem em ação e administram bem o tempo. Querem trabalhar para viver, mas não vivem para trabalhar. Mas não podemos dizer que a alta rotatividade está focada a esta geração. É uma geração que esperam ser tratadas como colegas, e não como subordinadas ou adolescentes; receber reconhecimento explícito por suas competências; aprender com os mentores e contribuir com o que sabem, trocando conhecimentos num clima de colaboração.

Absoluto!: As portas do mercado de trabalho estão em contratação constante, porém ainda existe um índice de desemprego muito alto em todo o país, ao seu ver a que se deve esse desequilíbrio?

Lucia: A falta de capacitação profissional. 

Absoluto!: As duas gerações, X e Y estão no mercado de trabalho buscando seu espaço e querendo de modos e métodos diferentes alcançar o mesmo objetivo, ao seu ver, qual tem maior probabilidade de ser bem sucedido e por que?

Lucia: As duas gerações têm probabilidade de serem bem sucedidas. A geração X é capaz de gerar resultados através de processos estabelecidos, regras claras, usando experiência profissional e de vida. A Geração Y trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência e sendo capaz de criar novas soluções.
É válido lembrar que o profissional de Gestão de Pessoas tem o papel de facilitar a integração entre gerações, para que possam utilizar o que tem de melhor, gerando vantagem competitiva e aprendizagem mútua.

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