A Ambev anunciou nesta quarta-feira 31, o lançamento do movimento +ID que estimula o consumo responsável de bebida alcoólica. A iniciativa tem por objetivo engajar toda a sociedade em torno de evitar a venda de bebidas para menores de 18 anos, por meio dos programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovem de Responsa.
Para divulgar a iniciativa, a Loducca criou uma campanha diferente para o segmento de cerveja. As cenas do filme que estreia nas próximas duas semanas, mostram pessoas em um bar se divertindo, com identificação de personagens comuns no cotidiano das pessoas. Entretanto, o comercial não faz referência a nenhuma marca de cervejas da Ambev (Brahma, Skol, Antarctica, Budweiser, Bohemia, Stella Artois, Original, entre outras), mas ao fato de que a cerveja é feita para todo mundo, menos para os menores de 18 anos. Além do filme, a campanha conta com materiais impressos, para ponto de venda e ações promocionais. O filme poderá ser visto em TV aberta e cinema.
O movimento é mais um desdobramento das estratégias da Ambev em torno do consumo consciente que começaram em 2003, com o Programa Ambev de Consumo Responsável. Segundo João Castro Neves, CEO da Ambev, o grupo deve cumprir um papel de responsabilidade para com a sociedade. “Não nos interessa a venda de bebida para menores, o consumo em excesso e a mistura de álcool e direção”, afirma.
Um dos principais parceiros do +ID é o Grupo Pão de Açúcar, através do programa “Supermercado de Responsa”. Participam os supermercados das redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí com o compromisso de pedir a carteira de identificação das pessoas que estiverem comprando bebidas alcoólicas, quando o atendente de caixa supor que o sujeito tenha menos de 25 anos. Para que isso aconteça na prática, foram instalados dispositivos nas máquinas registradoras. Sempre que uma embalagem de bebida alcoólica for registrada como compra, o software avisará que se trata de um produto que traz o álcool em sua composição. De acordo com Paulo Pompílio, diretor de relações institucionais do Grupo Pão de Açúcar, a iniciativa começa esta semana nos supermercados presentes nos estados de São Paulo e Paraná. “Já estamos providenciando treinamento para os funcionários das regiões Centro-Oeste e Nordeste também”.
O programa Bar de Responsa será realizado em todos os estabelecimentos de venda, junto com a equipe de comercialização e distribuição da Ambev, com a expectativa de que todos se conscientizem sobre a importância de evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores. Já o programa Jovem de Responsa visa a aproximação com organizações não governamentais de diversas comunidades para levar a mesma mensagem de conscientização aos jovens. O governo do estado de São Paulo também a apoia a iniciativa.
Fonte: Meio&Mensagem