A grande maioria dos produtos que demonstram tendência de Vendas, podem acabar sendo, uma canoa furada para o seu negócio trazendo aquele prejuízo que peza no fechar dos balanços. Quando o estoque de produtos dessa natureza estiverem sobressalentes em estoque, primeiro deve-se viabilizar um meio de levá-lo até o cliente, pois, o cliente não entra dentro do depósito para escolher o que levar, pelo menos na teoria.
Um dos principais desafios do gestor de estoques e de organização de mercadorias é rearranjar o seu espaço fisico afim de obter uma melhor visualização desta mercadoria, para forçar o seu giro, diminuindo estoque e aumentando a procura, parace facil? sim, para um, dois ou até uns cinco produtos é uma maravilha! mas imagine ter que fazer girar uma grande cartela de opções, e quando fala-se em cartela, estamos lidando com produtos beirando a um Mix de 300 itens diferentes sem dúvida.
Exposição Supermercados Archer - Brusque |
Para eliminar os seus problemas, uma boa solução são as "vendas casadas", diferentes daquelas proibidas pelo código de defea do consumidor; vender um produto casando sua utilidade a de outro, como por exemplo: Estamos no inverno, ótima época para venda de queijos, vinhos, fondue... e temos uma ótima data comemorativa se aproximando, o dia dos Pais, uma data dificil de se eleger um presente, pela pouca opção de mercado - opta-se por fazer uma mesa com queijos simples ralados "casados" a um vinho fino, a uma massa especial, centralizado temos um belo coração formado de vidros de azeitonas e entorno vemos pães italianos e fileiras de Bolo Inglês.
Temos acima uma mesa bonita, atrativa, que reflete um momento família muito intenso e atrofiado a esta temos a nossa carta na manga - estamos na tentativa de eliminar um excesso de estoque do queijo simples ralado, sendo assim, meu destaque principal será encima deste produto. mas o que realmente isso quer dizer? Isso significa que os outros produtos, embora também estejam a disposição do cliente, estão mais para forçar uma sensação de aconchego e busca influenciar na compra do queijo.
A questão é criar uma expectativa, encher os olhos do cliente, e não simplesmente colocar o produto na área de venda. isso é chamado layout, arranjo físico, ou como você preferir chamar, mas desde que feito certo os resultados serão muito satisfatórios, e o que era pra ser uma queima de estoques pode acabar se tornando um dos carros-chefe do seu negócio!