Estamos Vivendo a era da informação, isso é fato, mas sera que sempre foi assim? Pergunta simples de responder, olhe para seus pais e responda: como eles faziam pra saber se um produto era bom ou não, se tinha qualidade, o que fazia de benéfico para a sociedade e o meio ambiente? ele escutava atentamente o vendedor falar todas as caracteristicas (ou pensavam que eram todas) e com isso decidiam se levavam ou não a mercadoria.
Pode parecer imaturo, mas infelizmente a alguns anos atrás essa era a unica forma de contado com produtos ou serviços prestados ao consumidor final no que diz respeito a informação! eramos totalmente dependentes do que a Loja que revende a mercadoria nos dizia, mas atualmente o cliente chega na loja apenas para saciar algumas dúvidas mais técnicas, e é ai que as empresas de revenda estão perdendo tempo.
Empresas como essas estão ainda voltadas para o mercado de pessoas que não tem instrução ou que não dominam redes sociais, locais onde a Discussão sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas produtoras é posto em Xeque constantemente, e por esse motivo estão perdendo terreno para empresas de vendas coletivas, de leilões ou com lojas virtuais, pois estas abrem um leque muito interessante de possibilidade de obtenção de informação, além de poderem reduzir o valor do produto drasticamente, pelo simples fato de a mão de obra por vezes ser apenas a do Programador.
O que fazer para não perder mercado, Simples: passe a respeitar a nova classe consumidora, e acima de tudo, treine seu pessoal de vendas para que eles realmente saibam o que estão oferecendo e não simplesmente "Chutem" a real utilidade dos produtos!
Por Pabio Michel Vermelem