A Kraft Foods lança nessa terça-feira, 30, a fanpage das balas Halls no Facebook, ação que marca o retorno do sabor de uva verde às gôndolas de todo o País. A decisão de relançar o produto, que saiu de linha em 2010, atende ao clamor de milhares de internautas. “Temos que exigir que eles voltem a fabricar balas de uva verde o mais rápido possível”, escreveu o operador de tráfego Diego Barrabas, de São João do Meriti (RJ), em seu perfil no Orkut, mesma rede social usada pelo paulistano Raphael Moraes, criador da comunidade “Eu amo Halls de Uva Verde”. Já Natália Casado, disse pelo Twitter que “a maior tristeza é saber que nunca mais comerei um Halls de uva verde”.
Além de voltar a comercializar o drops, a Kraft Foods vai ainda homenagear o trio que encabeçou a “rebelião” digital. Cada um deles ganhará um busto confeccionado por Gustavo de Magalhães, Leonardo Muela e Marcelo Amp, artistas paulistanos especializados na criação de toy art e esculturas. Cada peça deve consumir o equivalente a cinco mil unidades de Halls Uva Verde e mesclará a matéria-prima líquida, triturada e no seu formato comercial. Haverá ainda um quarto homenageado, que será escolhido por meio da fanpage do produto (www.halls.com.br/uvaverde). A Kraft Foods vai escolher um entre os cem melhores depoimentos indicados pelo público até o dia 30 de setembro. As esculturas serão expostas ao público em outubro em local ainda indefinido.
Legado
Lançado em 1999, Halls Uva Verde chegou a ser o terceiro sabor mais vendido da marca, que atualmente lidera a categoria de pastilhas e caramelos com 53,6% de market share. Com 18 sabores divididos entre as linhas regular, Halls XS e Vita-C, o drops entrou para o portfólio da Kraft Foods em 2010, quando a gigante norte-americana de alimentos comprou a britânica Cadbury.
Avaliada em US$ 19,5 bilhões, a operação criou uma companhia líder no segmento de guloseimas de chocolate e a segunda no mercado de chicletes (marcas Trident, Chiclets e Bubbaloo), com um faturamento mundial estimado em US$ 72 bilhões, mas ainda assim, distante da rival e líder Nestlé, que tem um faturamento anual estimado em US$ 104,2 bilhões. Distribuídos em 600 mil pontos de vendas, os produtos da Cadbury chegaram ao País em 1944 e cresceram a uma velocidade de aproximadamente 15% ao ano. Estima-se que a aquisição da Cadbury Brasil tenha adicionado cerca de R$ 1 bilhão às vendas da Kraft no mercado nacional, avaliadas em aproximadamente R$ 4 bilhões.
Fonte: Meio&Mensagem