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11 de julho de 2011

Questão de Opinião - O Marketing Continental do Brasil

   Por Pabio Vermelem
   O marketing com suas Mil faces tenta sempre acolher em suas promoções, campanhas e trabalhos focados, atender públicos pré-definidos, mas que possam abranger o maior numero de pessoas possível. Eis uma questão crucial: Como fazer isso num pais continental como o Brasil sem perder o brilho e sem pender demais para apenas uma região específica como o Sul ou o Sudeste Por exemplo? Pois bem, esse é o desafio mais intrigante e gostoso desta profissão, e também o mais ingrato. 


As necessidades sulistas não são as mesmas que as do nordeste por exemplo, ou por acaso vemos constantemente propagandas de farinha de mandioca, ou de tapioca, ou de rapadura no sul? ou vemos propagandas de jaquetas de lã, chimarrão, costela e picanha no nordeste? são necessidades e "mundos" completamente adversos, onde o Profissional precisa ter o jogo de cintura e entender que não é possivel um produto fazer sucesso em todos os quatro cantos de um país que possui tantas variâncias climáticas, demográficas e de classe. 

Não que o produto não possa ser um sucesso em vários pontos do país, mas a questão principal é a forma como se entrega o produto ao seu cliente final. por exemplo a linguagem utilizada no sul pode ser ofensiva vista no nordeste e vice-versa a nordestina pode ser vista com receio pelos "gaúchos do sul".

O ponto principal a ser destacado é: delimitar o produto, trazer o seu branding para a realidade atual, faça a sua marca, produto, ou evento ser um sucesso consolidado em algum lugar primeiro e não queira sua marca como Top no primeiro momento que o cliente ver ela na Gondola a sua inteira disposição, linda, chamativa, mas sem uma história consolidada e sem nenhuma experiencia agregada. 

A sua intenção é a de levar o produto o mais "mastigado" e livre de transtornos ao seu cliente, e como se faz isso? segmente uma fronteira menor ao seu produto, comece pelo sul e depois de se consolidar, ter uma história, uma sensação você chega amparado destas ao desconhecido. os seus esforços quando concentrados em um objetivo mais convicto e fechado é melhor e mais eficaz, salvando seu produto de uma possivel falência por insuficiência de informações!

Lembre-se: O Brasil entrou na era da informação, não compramos, não queremos, e não temos o que não conhecemos em essência.
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