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9 de maio de 2012

Identidade e Posição de marca: Bicho de 7 Cabeças?


Empresas e produtos precisam de uma personalidade própria para ser identificada e diferenciada das demais, seja no meio empresarial ou mercadológico.

Nos casos atualmente expostos no mercado, uma identidade deve ser fundamentada no conceito da marca e estender-se como um conjunto de características e/ou atributos que configuram sua personalidade. Cabe salientar que a imagem de uma marca  será sempre percebida, contraposto da sua identidade que deverá estar bem posicionada e definida na mente do consumidor.


Considerando que o produto exposto na gôndula é a somatória dos atributos físicos e psicologicos é válido afirmar que o produto deve estar bem posicionado na mente do consumidor ajudando a compor a sua percepção, para que favoreça a decisão no ato da compra. A identidade considera-se a verdade da pessoa ou do produto, não há sombra. 

Assim, a imagem é a projeção, o reflexo da identidade projetada e quanto mais distante da identidade maior será a distorção da imagem, conseqüentemente sua  dissonância cognitiva estará afetada. Identidadeestá em  definir os limites, os contornos e as possibilidades de percepção e aceitação do posicionamento da marca.

A identidade são conceitos e especificidades que garante a unicidade de um produto, e esta será maior de acordo com a consolidação de seu posicionamento no mercado, assim quanto mais exposto o seu produto estiver, melhor estará posicionado na mente do consumidor.

A definição de uma proposta de posicionamento de marca é fundamental para orientar o estabelecimento
da identidade de uma marca. Com uma proposta clara e compreendida por todos na empresa, o processo de comunicação de uma marca com o mercado pode se dar de maneira muito mais eficaz. Posicionar-se é ocupar um espaço e defendê-lo constantemente frente aos concorrentes mediante a um conceito estabelecido pela marca.

O desafio de sobressair por detrás de um correto posicionamento de marcas  é não só apostar nos elementos que nos diferenciem da concorrência, mas em saber fazê-los com excelência e que estes  cheguem até os clientes sem nenhum ruído e/ou dissonâncias.

Que este capte imediatamente o benefício que implica apostar na marca e que esse benefício perfura tanto na sua mente que não se importe, inclusive, de pagar um " extra" pelo qual não só  nos diferenciará como empresa da concorrência, mas que se diferenciará a si mesmo como consumidor do resto dos consumidores, construindo mais que um produto, mas a propria identidade, um verdadeiro conceito.

Um mau posicionamento pode transformar uma marca em mais um simples produto, sendo o inverso, uma boa estratégia de posicionamento pode transformar a marca num dos maiores ativos da empresa.

A construção e a gestão de uma marca, no entanto, é um desafio cada vez maior. Margens reduzidas levam a orçamentos de marketing menores que tem que ser Uma marca é algo mais do que um produto colocado na prateleira de um supermercadoutilizados com toda eficácia possível.

imagine se as marcas que conhecemos fossem diferentes do que realmente nosso cerebro está acostumado a ver
As alternativas de mídia e comunicação, no entanto, são inúmeras e atualmente o cliente/consumidor é bombardeado diariamente por milhares de mensagens. Se por um lado a marca assume uma importância jamais vista, o desafio para sua construção também nunca foi tão grande.
Fonte: Web Artigos
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