Todos Já devem ter ouvido falar, se não, fico honrado em ser um dos primeiros a trazer até você o case da água doce Cachaçaria, uma das maiores franquias de cachaças do Pais, que trabalha no formato de franquia, sendo um ótimo exemplo para tratarmos de Praça de trabalho para o Marketing.
A empresa trabalha no formato de franquiados, ou seja, ela entrega o nome ao negócio, porém exige algumas particularidades, sejam elas fisicas, de pratos servidos, de estilo de atendimento, de exposição, enfim é uma empresa gerida por 3ºs mas que na verdade tem tudo a ver com a administração original:
Perfil da Franquia:
Água Doce Cachaçaria possui um cardápio com mais de 600 opções, entre as quais 150 coquetéis com vinho e cachaça natural, além de cervejas, vodkas, whiskys e uma enorme variedade de sucos naturais, e 150 tipos de batidas de frutas naturais.
Soma-se a este cardápio uma vasta coleção com mais de 150 variedades de "cachaças" artesanais produzidas no Brasil que são oferecidas no estabelecimento. Nas opções de pratos predomina a cozinha mineira, e também varias porções da culinária regional brasileira e diversos tipos de petiscos. É usual a presença de música ao vivo.
Fonte: Agua Doce Cachaçaria
Vemos acima, que as franquias são a forma mais pratica para a empresa difundir sua marca para mais pontos sem precisar dispor de funcionários, obrigações e, trazem um retorno financeiro significativo. Esse exemplo deixa claro que as franquias trazem otimos resultados tanto para quem gere, quanto para quem libera a franquia. Outra grande rede que trabalha com franquias é a Colcci.
Veja agora um pouco do Histórico da Agua Doce Cachaçaria:
Ao se especializar em derivados de cana-de-açúcar, Delfino Golfeto aprimorou-se e apaixonou-se pelo artesanal processo de fabricação da tão conhecida "Cachaça".
Sua vivência e seu respeito pela legítima aguardente brasileira vem de pai para filho: o Sr. Antonio Golfeto, pai de Delfino, conservava uma tradicionalíssima adega onde muitas “branquinhas” eram batizadas e apreciadas por gente entendida do assunto, por assim dizer.
Dentre vários fabricantes de cachaça que conheceu, mereceram respeito e destaque os que a fabricam com requinte de uma verdadeira arte, transformando essa preciosa bebida que é mau vista devido ao comportamento de maus consumidores, em uma bebida digna de apreciação a nível internacional.
Delfino cortou muita cana e se aprimorou profissionalmente trabalhando em usinas de álcool e açúcar. Em certa fase da vida profissional, já escolado, Delfino Golfeto passou a assessorar a fabricação de engenhos de cana para pequenos produtores de Cachaça artesanal. Conversava, trocava informações e assim conheceu as agruras pelas quais a aguardente passou em sua história. Foi nessa prosa que ele aprendeu a valorizar a arte do velho pai e voltou os olhos para a tal adega.
A Água Doce Cachaçaria, fundada em 1990, surgiu da adega que foi incrementada com coquetéis e petiscos e pouco a pouco se tornou um restaurante especializado em Comidas e bebidas típicas do Brasil.
Já em 1993 a Água Doce dava seus primeiros passos rumo ao Franchising, utilizando sua receita de sucesso em outras praças e logo se tornando a maior rede de Cachaçarias do mundo.
Caracteristicas Agua Doce
Mais de 100 casas espalhadas por todo o Brasil.
• Cachaça tratada com a maior nobreza possível.
• Promove mensalmente em toda rede campanhas junto a APAE.
• Emprega mais de 2500 pessoas diretamente e por suas unidades passam mais de 6 milhões de pessoas por ano.
• A Cachaça é hoje a segunda bebida alcoólica mais vendida no Brasil, perdendo apenas para a cerveja.
• O grupo institucionalmente aposta nas famílias como público alvo principal , à medida que a Cachaça, conquista se merecido lugar no cenário brasileiro e internacional, assim como o Whisky, a Champagne e a Tequila, em seus respectivos países.
Fonte: Agua Doce Cachaçaria