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10 de julho de 2011

Nem Pão de Açúcar, Nem Carrefour

Por Toni Sciarretta e Claudia Rolli
Os supermercados mais bem avaliados pelos consumidores em preço e qualidade de produtos e serviços estão fora da fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour.
O Dia% (segmento popular do grupo Carrefour que não entrará na fusão) foi avaliado por seus fregueses como o supermercado de melhor preço.
Recebeu nesse item nota 20% melhor do que a concorrência. A rede regional Guanabara, do Rio, aparece em segundo lugar, com nota 13% acima da média.
A pesquisa, feita pela CVA Solutions, ouviu 6.117 consumidores que avaliaram 44 redes, em maio, antes dos primeiros rumores da fusão. 
Os clientes de cada rede deram notas aos supermercados que frequentam. Essas notas foram comparadas com as obtidas pela concorrência. O resultado (veja ao lado) mostra o quanto uma rede está acima, abaixo ou na média dos concorrentes. 
Os supermercados que se preparam para a fusão tiveram pior desempenho em preços. O Carrefour empatou com a média. Extra e Pão de Açúcar receberam notas 2% e 17%, respectivamente, abaixo da concorrência. O Walmart, também fora da fusão, teve nota 4% acima da média. 

QUALIDADE
Quando o consumidor avalia 11 itens relacionados à qualidade de produtos e ao atendimento (cortesia, tempo na fila, variedade etc.), Pão de Açúcar, Extra e Carrefour têm nota ligeiramente acima da concorrência.
Contudo, as redes que mais se destacam em qualidade são as da região Sul -Zaffari (13% acima da média), Bourbon (11%) e Giassi (11%)-; a rede paulista Bergamini (11%) e o Nordestão (11%).
Entre os supermercados que participarão da fusão, Extra e Carrefour são criticados pelo tempo que o cliente perde na fila e fazendo compras. Os dois receberam nota 4% abaixo da média. Também pecam no atendimento (cortesia, conhecimento dos produtos e atenção recebida), com nota 3% e 1% piores.
O Pão de Açúcar é o que tem melhor nota em qualidade de produtos e de atendimento: 11% melhor em atendimento e fila, 8% superior em ambiente agradável e 4% acima em variedade e qualidade de produtos. Os pontos fracos são preço (17% pior), promoção (7% pior) e facilidade de pagamento (2% pior).




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