Constantemente vemos empresas multimilionárias perderem algumas cifras com propagandas mal formuladas, trazendo além das perdas financeiras as desvalorizações significativas de marca, como aliar a marca a um estilo obsceno ou obsoleto, não sendo este o destino-fim da procura da empresa com a campanha. mas vamos falar de propagandas bem sucedidas:
Nosso Primeiro Destaque fica com a propaganda do "Troca o Chip", que rendeu algumas cifras a companhia Claro de Telefonia, além da fidelização de muitos clientes e o jargão que se popularizou, causando uma lembança de marca muito positiva para a empresa. Segue o Primeiro Comercial da Campanha e trata muito sutilmente de como podem ser as relações de modo diferenciado, divertido e bem sacado.
Nosso Próximo destino nos leva a Campanhas da Vivo, Empresa que surgiu a alguns anos, resultado da fusão de outras 5 empresas do ramo, o que na época lhe rendeu o titulo de maior empresa em telecomunicações móvel do pais. A Vivo focaliza a suas propagandas sempre na praticidade e na elasticidade de seus produtos e serviços, entregando ao espectador uma visão sobre o produto em si, e o que ele realmente faz e pode fazer. as vezes apenas isso, dificultando a lembrança de jargões e algo que faça realmente diferença no momento da escolha.
Já a Tim busca sempre deixar claro a sua superioridade de cobertura de sinal, sua consideração pelo cliente e sua ampliação constante. A empresa aposta no Blu Men Group para alavancar as suas fidelizações, além de criar promoções que fazem da Tim a empresa com planos mais baratos, esteriotipando a empresa como a Opção de quem fala muito, por menos. O comercial a seguir traz a nova campanha da Tim, Pra que ser fixo se a vida é movel, que também destacamos como uma tacada certeira da empresa :
Por ultimo e não menos importante, destacamos a Oi, empresa jovem na área de Telecomunicações móveis, mas que detém o controle das linhas telefônicas de mais da metade do Pais, o que torna quase a empresa monopolista. A Oi sempre trabalha campanhas muito cleans, sem muita visão mas que estão constantemente no mercado. A empresa aposta sempre nas suas qualidades e nos combos com o telefone Fixo. Trabalhando fortemente a questão do "não existe telefone grátis" acaba jogando um balde de agua fria na concorrência, que por sua vez anunciavam aparelhos grátis na aquisição de certos planos:
Fique de olho, porque quando você menos esperar uma nova e bem representada Propagandas de Sucesso Pinta Por aqui!
De fato, as propagandas da claro fazem sucesso, e já ouvi muitas pessoas repetirem o famoso bordão, "troca o chip". As propagandas da tim também são ótimas, e de fato suas promoções conseguem fidelizar muitos clientes.
ResponderExcluiroutro exemplo clássico é aquela propaganda da Vivo, da jingle que ficava repitindo "viivoo, viiivooo..." era meio bobo mas funcionava!
ResponderExcluir