Qual o perfil do profissional de marketing?
O profissional de Marketing deve buscar maneiras de criar e introduzir novos benefícios, novas conveniências e novas habilidades. As habilidades de Marketing igualmente contribuem para ajudar empresas lucrativas ou não a se sairem melhor.
O desafio de ser um gerente de Marketing
Gerenciar a linha de produtos, definindo "mix", posicionamento, segmentos, apresentação, preço, condições comerciais, midia, promoções no ponto de venda, canais de distribuição, buscando viabilizar rentabilidade e lucratividade.
se detalharmos mais este conceito podemos aí sim pensar numa lista de possiveis atividades da área de Gerência de marketing:
- Planejar e controlar o ciclo de vida do produto: lançamento, revitalização, eliminação;
- Pesquisar e desenvolver novos mercados e produtos;
- Desenvolver campanhas de comunicação e merchandising;
- Dar apoio a área de vendas
- Elaborar orçamentos, planejamento de demanda;
- Realizar contato com clientes, canais de distribuição.
O Profissional de Marketing Deve:
- Ser fascinado por pessoas e não somente desejar, com paixão, servir aos interesses delas;
- Sentir que o cliente é mais importante que o produto;
- Dirigir o foco mais aos interesses de longo prazo dos clientes;
- Ter prazer em pesquisar as necessidades e atitudes dos clientes;
- Ser capaz de pensar criativamente;
- Ser um bom negociador;
- Ser criativo e inovador.
fonte: Rocha, Jorge Vieira da, Gerencia de Marketing, 2006