Segundo o grupo Even “as operações, incluindo a fase de obras, são avaliadas pelos comitês nos aspectos social, ambiental e financeiro”.
Suas decisões e monitoramento são caracterizados por:
Conselho de Administração: É formado por sete membros eleitos para mandatos de dois anos, com possibilidade de reeleição. O diretor-presidente da Even acumula o cargo de presidente do Conselho, que tem entre suas responsabilidades o estabelecimento das políticas gerais da companhia, a escolha dos diretores, a supervisão da
administração e a aprovação de operações estratégicas para o negócio. O conselho mantém reuniões ordinárias trimestrais e extraordinárias quando demandadas. A execução de suas decisões cabe à Diretoria Executiva.
Diretoria Executiva: Coloca em prática a estratégia de negócios aprovada pelo Conselho, desenvolve os planos e projetos e assume a responsabilidade pelo desempenho operacional e financeiro da companhia. O órgão é composto por membros eleitos pelo Conselho e se reúne quinzenalmente.
Conselho Fiscal: Responsável por fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras e reportar suas conclusões aos acionistas, a pedido de quem é instalado. Pode ter caráter temporário ou permanente. O Estatuto Social prevê que seja eleito unicamente a pedido dos acionistas majoritários e minoritários em Assembleia Geral. Em 2009, a Even não instalou o Conselho Fiscal.
Comitê de Investimentos: Reúne, sob convocação, para avaliar e aprovar as condições das nossas principais operações em duas situações: para analisar a aquisição de terrenos antes de se estabelecerem quaisquer obrigações e antes do lançamento de qualquer empreendimento. Os membros do comitê – o presidente e a Diretoria Executiva – examinam as iniciativas nos aspectos de riscos legal, financeiro, regulatório e ambiental.
Comitê de Responsabilidade Socioambiental: Órgão autônomo integrado à Diretoria Executiva, conta com a participação de presidente, diretores e de todas as áreas de negócios da Even.
Comitê de Conduta: Com atuação independente e composto por diretores responsáveis e gestores que representam as diversas áreas da empresa, tem a responsabilidade de zelar pelas determinações do Código de Conduta que rege nosso funcionamento. O comitê avalia sugestões, reclamações e denúncias de violação às diretrizes e às normas do código em reuniões mensais e, quando necessário, extraordinárias. Além de julgar as inconformidades, o comitê esclarece dúvidas éticas. O contato com o Comitê é aberto para os públicos interno e externo. Os colaboradores dispõem de um canal de contato na intranet que assegura o anonimato. Em 2009, registramos 772 acessos, encaminhados para registro e apuração.
De acordo com as informações obtidas no site da empresa Even, percebemos que no ano de 2009 a empresa teve uma evolução na governança corporativa a partir das seguintes decisões do grupo:
• Integramos um conselheiro independente eleito pelos acionistas minoritários ao Conselho de Administração.
• Ampliamos o free float para, 43%, com a finalidade de aumentar as ações em circulação no mercado e, assim, melhorar a liquidez da base acionária.
• Intensificamos a formalização da estrutura de reuniões. eleito pelos acionistas
• Criamos um calendário de eventos corporativos.
• Implantamos a Diretoria de Compliance e finalizamos o planejamento do setor de de Gestão de Riscos, que será implantado em 2010.