Encotre Aqui!

19 de setembro de 2010

Novas Tendências do Mundo Unitário

Por Pabio Michel Vermelem

    O mundo está em uma frenética mudança de comportamento, com o avanço da internet, e com a chegada das novas tecnologias, aliadas ao "boom!" da informação mais rápida e ao alcance de todos num piscar de olhos, que como as coisas andam logo já será muito ultrapassada a informação na velocidade da piscada.
         Com toda essa gama de novos horizontes, o norte familiar ficou despedaçado, e com ele também a familia onde mães cuidam da casa e o pai trabalha e sustenta o lar e os filhos que eram no mínimo de 2 já esta entrando em extinção. o mundo esta ficando cada vez mais "single". para quem não sabe, o "single", é o termo usado para a nova face da sociedade atual, a dos "sozinhos". O mercado atual está sofrendo grandes mudanças levadas pela fragmentação das familias, que hoje se tem filhos, na sua maioria não passa do 1º filho. a necessidade de produtos para essas pessoas se deve porque esse filho é muito mais exigente, pois ele detém a informação precisa e detalhada do que quer, pra que serve, como funciona, e como os pais têm apenas 1 filho para sustentar, diferentemente de seus pais que tinham muitas bocas comendo em sua mesa, a renda familiar também contribuiu para esse nicho de marketing.

    A grande oferta desses produtos muitas vezes pode não ser tão vantajosa vendo-se do ponto de vista que embalagens "jumbo" possuem um valor próximo com uma quantidade muito superior, o que seria ideal para uma familia, mas não para uma pessoa que mora sozinha , ou com seu companheiro. as embalagens individuais, em gramagens menores, e os famosos fast-foods fazem muito sucesso com esse público.
o nicho de mercado esta onde as empresas mais pecam, o publico determinado de solitários, não se importa tanto com o preço, como a antiga sociedade, mas se importam muito com a preservação do meio ambiente, o que pode ser percebido na nova tendência de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas que perceberam esse gancho para promover seus produtos. o principal desafio atual é agregar valor a produtos que como o proprio nome diz são singles, sozinhos, ou seja, cada produto separado e em uma embalagem, geralmente plástica, pois a biodegradável custa ainda em torno de 3 vezes mais que a tradicional de plástico.
          As empresas na tentativa de amenizar esse problema estão investindo pesado em tecnologias para dar o destino correto dessas embalagens, além de mostrarem em seus comerciais e nas próprias embalagens a marca social da empresa desempenhada no âmbito global.
        Os singles são geralmente jovens, estão sempre correndo e não tem muito tempo durante o dia para parar e preparar uma refeição, ou mesmo descansar em uma casa confortavel e bem equipada com muito conforto. a tendência de novos produtos, funcionais, mesmo que desconfortáveis, ganham corpo e atingem a maioria da população, onde em um único aparelho, pode-se acessar a internet, acessar GPS, tirar fotos, editar textos, exibir planilhas, fazer compras, ouvir musicas, ver vídeos, e o engraçado é que ele ainda faz ligações...

        O mundo single é muito mais que um nicho de mercado, é sim na verdade uma tendência cada vez mais forte de uma sociedade com um poder aquisitivo maior, e uma informação mais esclarecida e com uma forte influência pelas questões sociais e ambientais.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário