O valor é mensurado pela e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com base nas vendas online realizadas entre 15 de novembro e 24 de dezembro. O valor representa um crescimento nominal de 18% em relação ao Natal de 2011, quando a arrecadação chegou a R$ 2,6 bilhões em bens de consumo. O ticket médio do período ficou em R$ 359, e o número de pedidos chegou a 8,5 milhões.
Apesar do crescimento relevante, o e-commerce não atingiu a previsão inicial da e-bit, que estimava avanço de 25%. A empresa explica o cenário lembrando do nível de endividamento dos brasileiros e da Black Friday, ocorrida no fim de novembro. Segundo a e-bit, as vendas concentradas na data geraram um marasmo maior no Natal.
A categoria mais vendida no e-commerce foi “Moda e Acessórios” com 12% do volume de pedidos. Em segundo lugar ficou “Eletrodomésticos” com 11%, seguida por “Saúde, beleza e medicamentos” com 10%, “Informática” com 9% e “Casa e decoração” com 8%.
Fonte: Supermercado Moderno