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22 de julho de 2012

Comunicação: Os Conflitos Internos e O Marketing


O marketing pode ser encarado como o setor responsável pela parte da informação que acontece dentro da empresa, de que forma ela será retransmitida ao cliente e de que forma a empresa será vista perante seus colaboradores. Construir a imagem da empresa é uma de suas tarefas.

(...) não apenas informações a respeito do produto, mas também uma ideia da organização, não lhes interessando apenas saber se o relógio adquirido era bom. Ele queria saber quem fabricava o relógio. Consolidava-se o sistema hibrido entre imagem de produto e imagem de organização. (TORQUATO, 2004)


Como se pode perceber, os consumidores mudaram seus conceitos no momento da compra, e com eles a organização e com ela o seu proletariado também se modificou. Antigos serviços de cunho simplesmente físico, passaram a exigir uma pré-disposição mental muito maior, uma comunicação de onde se quer chegar, ficando os funcionários a mercê de todo o processo, e com possibilidades de modificá-los a sua realidade. Eis que surge um problema moderno, o conflito de ideias e de pensamentos empresariais. Quando um ideal é repassado de forma insuficiente o funcionário fica totalmente desnorteado de onde ele precisa chegar:

Ao executar uma tarefa, transmitida de forma unidirecional, sem a possibilidade de questionamentos, e ainda por cima, muitas vezes, mal redigida ou mal verbalizada, o profissional tende a interpretar errado o que se espera dele e de seu trabalho. Os resultados são enganos, falhas e incorreções na execução do trabalho, dos mais simples aos mais tecnologicamente sofisticados. MATOS (2006 p.34)

Uma das formas mais simples de evitar essas falhas nos processos da organização consiste em utilizar-se de ferramentas como o endomarketing, conforme nos traz PIMENTA (2004, p.124), quando diz que ele envolve ações de marketing para o público interno ressaltando, ao mesmo tempo, a importância do funcionário no processo produtivo, respeitando-o como ser humano alinhando seus potenciais e suas dificuldades. 

Ainda conforme PIMENTA, Para atingir o funcionário, de forma a buscar seu estímulo para com as dimensões que a empresa busca, seria interessante ouvi-lo para integra-lo; Retribuir-lhe pelo desempenho (remuneração, prêmios); suprir-lhe necessidades físicas e psicológicas; respeitar sua personalidade; proporcionar segurança no ambiente de trabalho.

Quando trabalhamos conceitos de comunicação dentro da empresa precisamos identificar que precisa ser clara e de entendimento comum, que fique entendida desde o chão de fábrica até o alto escalão da empresa. Precisamos entender que a comunicação quando bem utilizada se torna uma excelente ferramenta para retenção, valorização e diminuição de conflitos negativos na empresa, promovendo a manutenção necessária de estrutura organizacional saudável, altamente exigida nos dias atuais por parte dos clientes.

A comunicação gera motivação, quando os empregados são esclarecidos sobre o que deve ser feito para melhorar o desempenho no trabalho. Eles têm motivos para a tomada de ações eficazes, inclusive de empatia, colocando-se no lugar do outro, ao solicitar uma tarefa, por exemplo. (DIAS, 2008, pág.26).

O Endomarketing trabalha ainda mais o público interno, de forma a mostrar novidades, testar conceitos e adquirir conhecimento através de seu público interno, deixando os seus colaboradores ativos dentro do processo, participando e tendo um cunho mais crítico, e entendendo muitas vezes por que ele é importante para a empresa, traçando uma nova relação entre empresa e empregado, uma interdependência de comunicação, onde ambas se comunicam e tiram proveito dessa troca:

Existe ainda quem diga que o Endomarketing surgiu com um único objetivo: fazer com que os empregados de uma empresa não ficassem sabendo de uma decisão, de um novo produto ou de uma nova estratégia de vendas através da mídia. Nesse caso, ao comunicar primeiro para dentro, a empresa estaria garantindo a satisfação dos seus empregados e fazendo-os sentirem-se parte do processo (BRUM, 2005, pág. 30,31).

Tanto empresa como colaborador precisam estar alinhados em um objetivo comum, o marketing trabalha essa questão, de forma a trazer com o endomarketing, uma visão sistêmica da empresa, amplamente de como a empresa pretende atender as necessidades do seu público interno e o que ela vai querer em troca. Bruscamente precisamos identificar uma relação de comunicação como uma relação de escambo empresarial, uma literal troca de interesses que convergem em um único objetivo: a prosperidade da empresa e do empregado.
Por: Pabio Michel Vermelem
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