A comunicação faz parte desde os primórdios da humanidade, como forma de diferenciar os seres humanos, sendo muitas vezes participante ativa de toda a evolução, sendo responsável direta pelo surgimento da organização social, como cita SCHULER (2004, p.11), quando diz:
“A comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação”.
Assim como SCHULER (2004, p.110) Afirma também que a comunicação e a organização são coisas equivalentes.
Assim como a comunicação, os conflitos são parte integrante do desenvolvimento da sociedade, somente em escalas e momentos diferentes, conforme afirma NETO, onde traz que Desde que o ser humano surgiu, constata-se a ocorrência de uma série de conflitos em sua vida, seja em termos pessoais, seja em termos profissionais. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos.
O Ser humano tem a necessidade de se comunicar, Seja através de gestos, expressões, escrita ou falada, o ato de comunicar é parte integrante das organizações, e para confirmar as afirmativas, SOUZA (1999) nos diz que O conceito geral de comunicação é tornar comum, partilhar. Tecnicamente, comunicar-se significa transmitir às pessoas, por meios adequados, informação compatível com os respectivos níveis de percepção, com objetivo de alterar o comportamento do outro.
A COMUNICAÇÃO EMPREGADA NAS EMPRESAS
A comunicação está muito inerente nos dias atuais, sendo alvo de inúmeros investimentos de empresas, que cada vez mais, buscam a retenção de seus talentos, conforme nos diz NETO afirmando que a gestão de conflitos tende a crescer de importância dentro das organizações contemporâneas, tendo em vista a importância, cada vez maior, dada às pessoas que nelas trabalham; já que um dos maiores processos gerenciais atuais consiste no fato de os indivíduos constituírem o fator diferencial entre as empresas, os conflitos que os envolvem passam a ser um problema, uma vez que podem reduzir a produtividade, consequentemente, afetando a lucratividade e rentabilidade da instituição.
Comunicar dentro da empresa é muito diferente de somente expor ou informar, haja visto o que nos diz MINICUCCI (1995) afirmando que:
Uma boa organização deverá possuir um sistema de comunicação eficiente, já que dificilmente há um aspecto da tarefa do administrador que não envolva comunicação. Além disso, é de considerar que muitos acertos, enganos, distorções são cometidos porque as comunicações dentro das empresas não se efetivam, ou seja, são mal compreendidas.
Um Sistema de comunicação eficiente não é apenas deixar os colaboradores informados sobre tudo o que está acontecendo na organização, mas sim, fazer com que ele se sinta responsável pelos resultados da empresa, e é claro, de contrapartida a empresa precisa se envolver com os problemas dos funcionários também. Uma forma de a empresa trabalhar com produtividade e motivação em prol dos interesses da empresa e também do colaborador é constituir equipes de trabalho, conforme Afirma NETO (2005) quando diz:
É sabido que todo ser humano consiste um ser único, ou seja, possui aptidões, valores, cultura etc. que o tornam diferente como indivíduo e, por consequência, como profissional. No entanto, muitos gestores esquecem de tirar proveito dessas habilidades heterogêneas em prol da empresa. Assim, as empresas que trabalham com equipes, aproveitam-se dessas diferenças, maximizando-as ou otimizando-as utilizando-se da ferramenta denominada holismo, que consiste em aproveitar as desigualdades para que a totalidade, organização, represente mais do que a soma das partes, indivíduos.
Como podemos perceber, os conflitos desenvolvem a sociedade, e nas empresas não seria diferente, conflitos internos quando dimensionados e controlados, podem trazer desenvolvimento de ideias inovadoras, além de aumento produtivo por parte de competição entre grupos, como exemplo produzir mais que o outro turno de trabalho da empresa; Sendo assim, o gestor precisa estar preparado para lidar com essa situação.
Escolha sempre o momento mais adequado para tratar do assunto conflitante. Conserve o objeto da discórdia exclusivamente entre os envolvidos, e abstenha-se de fazer propaganda, fofoca ou lançar boatos a respeito. Se a situação estiver muito confusa e os ânimos exaltados, às vezes é bom dar um tempo, para que as cabeças esfriem. Convoque uma reunião para mais tarde ou para o dia seguinte e, enquanto isso analise bem a situação para estabelecer sua estratégia de abordagem (BERG, 2007, p.3).
A empresa precisa compreender e identificar os processos de comunicações necessários para manter motivados e produtivos seus colaboradores, conforme cita RIBEIRO quando afirma que o foco principal das organizações é a busca por resultados, mas sempre é possível atingir metas e fazer com que a empresa cresça quando se consegue ter um bom relacionamento com as pessoas, compreendendo suas visões de mundo e os processos aos quais elas estão vinculadas. Para tanto precisamos nos comunicar com os principais receptores de onde e como a empresa pretende chegar: os próprios colaboradores:
A comunicação, área considerada estratégica pelas organizações mais avançadas desse tempo, é a ferramenta que estabelece o relacionamento com todos os públicos da organização, tornando-se imperativo, portanto, ser uma área estimuladora da produção do conhecimento, incansável retransmissora dos valores e cultura empresariais, zelosa da imagem institucional. (NASSAR, 2005).
Por Pabio Michel Vermelem